Roteiro 1 Paris Lado B: 7 dicas incríveis, mas não tão conhecidas

Vista da legendária loja de departamentos Printemps, uma das dicas do Roteiro 1 Paris Lado B. Fotos de Marco André Briones

No Roteiro 1 Paris Lado B temos atrações muito interessantes, mas pouco visitadas por turistas brasileiros.  Mas realmente merecem uma visita daqueles que queiram fugir um pouco dos locais mais cheios e frequentados pelos turistas.

Bon Voyage!

Começaremos nosso passeio pela bela igreja Nossa Senhora do Trabalho (Notre Dame du Travail), que é muito peculiar pelo fato de ter sido construída pelos mesmos operários que trabalharam nas Exposições Universais realizadas em Paris no início do século XX e ter sua estrutura interna totalmente feita de metal, simbolizando a condição operária dos que a construíram.

A segunda atração do roteiro 1 é a mais antiga de todas: se trata de uma legítima arena romana em pleno coração de Paris! Podemos considerar as Arenas de Lutécia (Arènes de Lutéce), que era o nome dado à cidade de Paris pelos romanos, como sendo uma miniatura do Coliseu de Roma.

Nas arenas eram realizadas apresentações teatrais e também lutas de gladiadores. Há até mesmo uma gaiola subterrânea, visível até hoje, onde eram mantidos os leões que eram usados nas lutas contra os gladiadores.

A capacidade máxima na época do apogeu das arenas era de 17000 espectadores. Atualmente, não seria possível que tal número de pessoas ocupassem o mesmo espaço, pois uma parte das arenas foi encoberta por prédios que foram construídos séculos depois sobre parte das ruínas das arenas.

Roteiro 1 Paris Lado B - foto Marco André Briones
Fachada da Capela Expiatória, imperdível atração do Roteiro 1 Paris Lado B

Uma linda capela

A próxima atração de nosso roteiro é a Capela Expiatória (Chapelle Expiatoire), que é o local onde os corpos do último rei da França, Luís XVI, e de sua esposa, a famosa Maria Antonieta, foram exumados, antes de serem levados para serem novamente enterrados na Basílica de Saint Denis, onde repousam os restos de praticamente todos os reis e rainhas da França.

Além disso, neste local também foram exumados alguns guardas suíços integrantes da guarda real, quando morreram defendendo o rei durante o ataque ao Palácio das Tulherias em 1792.

Roteiro 1 Paris Lado B
Interior do restaurante

A seguir, temos o renomado restaurante Bouillon Chartier, que é muito tradicional. Ele foi criado originalmente como um restaurante popular, que servia um caldo de carne (bouillon) para seus clientes. Depois acabou se tornando uma verdadeira lenda em Paris, pois possui um belíssimo salão da Belle Époque, com lindas luminárias. Os clientes compartilham mesas com estranhos, sem qualquer constrangimento. Eu mesmo dividi minha mesa com um casal de alemães quando lá estive. Outra peculiaridade é que a conta individual é anotada diretamente sobre a toalha de papel, em frente ao cliente. Trata-se de um lugar muito pitoresco e tipicamente parisiense.

Do restaurante, vamos diretamente ao Parque André Citroen, o qual se situa exatamente no local onde era a antiga fábrica de automóveis da Citroen. O parque foi projetado em um estilo bastante moderno, com fontes de água muito populares nos dias quentes de verão, além de canteiros de plantas posicionados de forma inclinada e um enorme balão que comporta até 30 visitantes e os eleva até a altura de 150 metros, oferecendo uma linda vista dos arredores do parque. É um parque muito frequentado, especialmente durante o verão parisiense.

Mais atrações

Nossa próxima parada é a Praça Henri Galli, que é uma praça incomum pois nela se encontram vestígios de uma das oito torres da prisão da Bastilha, destruída durante a Revolução Francesa. Trata-se da base da Torre da Liberdade, que foi originalmente descoberta em 1899, quando foi construída a primeira linha de metrô de Paris, na Rua Saint Antoine. Tais vestígios foram desmontados e reconstituídos na Praça Henri Galli.

Para os amantes da história francesa é um local imperdível, pois é possível vermos uma das poucas partes remanescentes da antiga e temida Bastilha.

A atração final de nosso primeiro roteiro é a lendária loja de departamentos Printemps Haussmann, que não é tão conhecida dos turistas brasileiros como as Galleries Lafayette, mas é igualmente linda e tradicional.

Roteiro 1 Paris Lado B
Lindíssima cúpula da loja Printemps a ultima atração do Roteiro 1 Paris Lado B

A loja possui uma maravilhosa cúpula de vidro que cobre o restaurante, no topo da loja. A vista de cima do prédio da Printemps é uma das mais belas de Paris.

A Printemps foi a primeira loja no mundo a utilizar luz elétrica e ser conectada diretamente à linha de metrô. Além disso, também foi pioneira no uso de novas estratégias e técnicas de varejo, como o etiquetamento de preços em seus produtos e também da criação das liquidações de produtos da antiga coleção. Foram inovadores também com a invenção das vitrines para exporem os produtos da loja e as novas modas.  Tudo isso dentro de uma belíssima construção no estilo Art Nouveau, com inspiração em temas da natureza.  Daí o nome Printemps, que quer dizer, primavera em francês.

Espero que tenham gostado de nosso primeiro roteiro LADO B em Paris!

Até o próximo roteiro! À bientôt!

Leia também o post Roteiros Paris lado B e conheça os outros roteiros e veja a Galeira de Fotos

Endereços das atrações do Roteiro 1 Paris Lado B:

  • Église Notre Dame du Travail – 59 Rue Vercingétorix
  • Arènes de Lutèce – 49 Rue Monge
  • Chapelle Expiatoire –  29 Rue Pasquier
  • Restaurante Bouillon Chartier –  7 Rue du Faubourg Montmartre
  • Parc André Citroen – 2 Rue Cauchy
  • Square Henri Galli – 9 Boulevard Henri IV
  • Printemps Haussmann – 64 Boulevard Haussmann

Todas as fotos da matéria foram tiradas por Marco André Briones, em 2008, 2014 e 2015.

Para saber mais dicas de turismo cultural e histórico no Brasil e no mundo, acompanhe a coluna de Marco André Briones no portal Cidade&Cultura