Belém, bairro histórico de Lisboa

mosteiro dos jeronimos em Belém
Mosteiro dos Jerónimos, um dos pontos de interesse cultural em Belém. Foto Belikart

O povoado de Restelo era conhecido pela sua praia de águas calmas e seguras e, por consequência, lugar de atracagem de barcos. Com o crescimento das cidades foi incorporado à Lisboa e recebeu o nome de Santa Maria de Belém em homenagem a Nossa Senhora.

Belém é o bairro que mais representa a era dos descobrimentos de Portugal. Para entender melhor, vamos voltar ao século XV e imaginar um porto agitado, em meio a uma área popular, de onde saiam as naus e caravelas para as grandes viagens (aventuras) no Atlântico.

Do altar da pequena capela de Santa Maria, a virgem protegia os corajosos navegadores, inclusive Pedro Álvares Cabral que partia daqui para suas viagens e descobertas.

Para onde você olha, por onde você anda, o passado vem até você. Conforme você visita os patrimônios históricos culturais do bairro, mais fascinado fica porque os fatos vão se entrelaçando. A história do Mosteiro dos Jerónimos se confunde com a da Torre de Belém, que sobrepõe a da Fábrica de Pastel e outras tantas histórias do bairro…

belem em Lisboa, Portugal
Monumento aos Navegantes. Foto: Martine Auvray

Padrão dos Descobrimentos ou Monumento aos Navegantes

Foi erguido um monumento no ano de 1940 por ocasião do evento “Exposição do Mundo Português”. Posteriormente, nos anos 60, foi reconstruído em betão e pedra de lioz. Em 1985, teve seu interior redesenhado para exercer a função de mirante, auditório e salas de exposição, onde funciona hoje o Centro Cultural das Descobertas.

belém-torre
Torre de Belém. Foto: Antonio Calado

Torre de Belém

Declarado Patrimônio Cultural pela Unesco, a Torre de Belém que inicialmente tinha o nome do patrono da cidade, São Vicente, é um dos maiores símbolos do bairro e da cidade. Planejada por D. Manuel e construída por Francisco de Arruda em 1521, tinha como objetivo, assim como a torre de São Sebastião na outra margem, proteger a entrada do rio Tejo.

Outros pontos de interesse cultural em Belém

Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Planetário Calouste Gulbenkian, Padrão dos Descobrimentos, Palácio Nacional da Ajuda e diversos museus: Museu de Marinha, Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Etnologia, Museu do Oriente, Museu Nacional da Arte Antiga e Museu Coleção Berardo.

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.