Floripa é visitada, anualmente, por milhares de turistas ávidos à conhecer suas belas praias e paisagens. Mas apenas uma parte deles, mergulham na sua história e procuram conhecer mais de perto a cultura da ilha, seu patrimônio histórico cultural e a produção artística local. Estes aproveitam muito mais o passeio, e posso afirmar, saem daqui encantados.
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa é um dos pontos históricos que você vai ter a satisfação de conhecer. Ela fica no ponto mais alto do morro da Ponta Grossa na parte norte de Florianópolis com vista para a Praia do Forte.
O início de sua construção data de 1740 e sua arquitetura impressiona com suas espessas muralhas. Logo na entrada, uma rampa entre as pedras com apenas o céu no infinito te remete a meados do século XVIII.
A Casa do Comandante e Capela
Logo se avista a, hoje, conservada Casa do Comandante e a Capela de São José. Isso, graças ao tombamento realizado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na década de 80, período que também realizou os primeiros trabalhos de arqueologia no local.
É impressionante a capacidade de nós brasileiros em não nos atentarmos aos nossos patrimônios. Dizem que, antes do tombamento, o forte estava em clara situação de abandono.
A Casa do Comandante possui dois pavimentos e abrigava, à época, o paiol da pólvora. Hoje apresenta uma exposição permanente com artefatos encontrados pelos arqueólogos.
Nos dias atuais a Fortaleza é mantida e gerenciada pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, assim como as fortalezas de Anhatomirim e Ratones.
Atelier das Rendeiras
Na Fortaleza funciona um dos núcleos ativos das rendeiras de Florianópolis. O Atelier tem a importante missão de preservar a cultura da manufatura das rendas de bilro, assim como, do nobre ofício das rendeiras.
Elas explicam as técnicas aos visitantes, produzem e comercializam suas peças no local.
Onde: Servidão José Cardoso de Oliveira, s/n – Praia do Forte, Florianópolis, SC.
Telefone:(48) 3721-8302