Hong Kong Fu a serviço da lei

Imagens reproduzidas

O famoso personagem de Hanna Barbera foi produzido entre os anos de 1974 e 1976, época no qual o kung fu estava em evidência, graças aos filmes de Bruce Lee, lembrando que o ator morreu em 1973 e que na animação os golpes que apareciam, mais lembravam karatê.

O personagem principal era um humilde faxineiro, de nome Penry, desprezado por ser muito desatento. Quando surgia um perigo, ele discretamente entrava numa gaveta de arquivos, saindo transformado, sempre com um quimono vermelho e um máscara preta nos olhos. Ele era impiedoso com os bandidos, aplicando socos e chutes, sempre acompanhado do seu fiel assistente, o gato China, que não falava, apenas emitia sons e carregava um livro de golpes, que nosso herói consultava. O carro que ele dirigia era totalmente diferente, quando ele batia no gongo, o automóvel virava outros meios de transportes como: bicicleta ou até mesmo avião. O desenho era divertido! Outro detalhe importante era que Hong tinha a identidade secreta, ninguém sabia que aquele simplório faxineiro, era o super-herói.

Outros personagens eram: Sargento Flint, que quando chegava ao local do crime, Hong Kong Fu já tinha resolvido a parada. Também tínhamos a telefonista Rosemary, todos trabalhavam na delegacia. Uma controvérsia do desenho era que Penry era muito desprezado, inclusive pela sua profissão, tipo de tema que hoje causaria polêmica, pois o sargento e a secretaria idolatravam o herói mas, por outro lado, ensinava as crianças a não subestimar ou desmerecer ninguém. Nos anos de 2000, o Cartoon Network fez uma homenagem ao desenho, recriou a animação, mas de uma forma mais moderna, onde ele estava mais alto, forte e agressivo.

Foram 16 episódios passados no Brasil nas décadas de 1970 e 1980. Impossível não simpatizar com Hong Kong Fu e, na época, quimonos e camisetas com a foto dele eram sucessos para crianças no mundo inteiro.

Você pode se interessar também:

Super Dínamo o pequeno herói japonês
Recruta Zero, o mais querido pelo exército americano
Faísca e Fumaça – os imprevisíveis corvos de Paul Terry

https://youtu.be/RahbTUf_9hw