A guerra fria retratada pelo Spy vs Spy

No ano de 1961, Antônio Prohías, um cubano radicado nos Estados Unidos, resolveu satirizar a guerra fria com a criação de dois personagens animados. Muito parecidos, os típicos espiões têm uma única diferença, um se veste de preto e o outro de branco.

As histórias giram em torno do confronto entre eles, onde percebe-se um equilíbrio pois, em cada desenho um vence. O mais interessante são os planos, como um elefante que é um tanque de guerra, ou uma bomba que parece um chapéu, lembrando as peripécias idênticas do 007.

O quadrinho chegou ao Brasil na década de 1970, nas páginas da revista MAD. Com a aceitação do público viraram animação, inclusive com o passar do tempo e advento de novas tecnologias, foram feitos também em 3D.

O que mais intriga no desenho é que nunca sabemos quem vencerá a disputa, pois, de forma inteligente, surgem planos mirabolantes de engenharia perfeita e inusitada. Depois de muitos anos, se descobriu que eles são irmãos! E somente na versão em quadrinhos, uma irmã chamada Grey é apresentada. Ela é cinza e não se parece em nada com os dois, faz o tipo mulherão, enquanto eles se digladiam, ela aproveita e acaba com ambos. Em apenas uma história, surgiu um irmão mais novo, chamado Green (já que ele era verde), também igual na aparência dos irmãos e, como a irmã, derrota ambos. Em alguns quadrinhos eles foram obrigados a se unir para derrotar Grey.

Tanto o desenho animado quanto o impresso são muito diferentes de qualquer animação existente, apesar de possuir certa violência, tudo é visto como sátira. Os personagens foram criados para o universo adulto, os desenhos animados em preto e branco e os quadrinhos coloridos.

Spy vs Spy marcou época e inspirou muita gente, inclusive uma banda de surf music batizada com seu nome. Todos os episódios estão disponíveis no youtube.