Roger Rabbit: um eterno clássico

No ano de 1988 foi anunciada uma animação misturada com filme, o nome: Uma Cilada para Roger Rabbit. Na época a curiosidade bateu em crianças e adultos pois quase ninguém acreditava que os personagens do Walt Disney apareceriam juntos com os do Looney Tunes. Foi uma realização ver Patolino e Pato Donald ambos tocando piano num cabaré, Pernalonga e Mickey saltando de paraquedas e sacaneando um humano, entre outras cenas.

Uma aventura que já atravessa três décadas, o filme é baseado nos anos de 1940, precisamente em 1947, onde pessoas interagem de forma normal com os desenhos animados, como se isso fosse uma coisa sempre existente.

Roger Rabbit é um coelho totalmente agitado, apaixonado por Jessica Rabbit, uma animação Sex Simbols baseado em duas atrizes da década de 1950, Veronica Lake e Rita Haywort. Roger é acusado de homicídio, com isso tem a proteção de um detetive, o suspense é muito grande durante toda a trama, por isso, muitas crianças perdem a paciência, já que por inúmeras vezes, o enredo da película vira romance policial.

Segundo informações, a ideia de Steve Spielberg, criador dessa obra, era conseguir outros personagens da época de ouro, como Tom e Jerry, Super Mouse, Popeye, Gasparzinho e Luluzinha. Mesmo assim durante a exibição ainda temos uma rápida participação de Betty Bop (em preto e branco), Droopy como ascensorista e no final o Pica Pau. Um detalhe memorável, são as doninhas, lontras trajadas de gangsters que simplesmente acham graça de tudo e acabam morrendo por causa disso.

O desenho – filme, com grande mérito, foi ganhador de quatro Oscar em 1989. Melhores Efeitos Visuais, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Special Achievement e, ainda, concorreu para Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Mixagem de Som.

Antes dessa proeza, nos anos de 1940, o desenho Tom e Jerry apareceu em filmes de Ester Willians, depois Marry Pops também contou com animações. Mas foi após o sucesso de “Uma Cilada para Roger Rabbit” que surgiram os “Looney Tunes de Volta a Ação” e “Space Jam”.

Roger Rabbit ainda nos presenteia com uma cena memorável onde vários desenhos se encontram, entre eles, Zé Carioca e fecha com o Gaguinho dizendo: Por Enquanto é só pessoal e a fada Sininho dando um toque com sua varinha, um verdadeiro clássico para os amantes de desenhos animados!