Santuário Nossa Senhora da Piedade em Caeté

Santuário Nossa Senhora da Piedade-Caeté
Santuário Nossa Senhora da Piedade em Caeté. Todas as fotos deste post são de Marco André Briones

 Todos nós sabemos que Minas Gerais esconde incontáveis segredos e tesouros por todo o seu vasto território, que se situa no coração do Brasil.

Santuário Nossa Senhora da Piedade-Caeté
Curvas entre as nuvens

No entanto, poucos fora do estado conhecem o lindo Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizada a 1746 metros de altura, no alto da Serra da Piedade. Do alto do santuário, podemos ter uma das vistas mais belas de todo o estado de Minas Gerais, com uma visão panorâmica de 360 graus. Lá do alto consegue-se avistar várias cidades, tais como Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Santa Luzia, Raposos, Contagem, Nova União, Vespasiano e Sabará.

A Serra da Piedade fica na divisa dos municípios de Sabará e Caeté, no centro-leste de Minas Gerais. Toda a região é considerada uma área de proteção ambiental e o santuário é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além de constituir um importante sítio geológico associado à história da exploração do interior do Brasil pelos bandeirantes.

Acesso e Infraestrutura

Santuário Nossa Senhora da Piedade-Caeté
Estrada de acesso ao Santuário

O acesso ao santuário, localizado à 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, é muito fácil e pode ser feito a partir de Belo Horizonte, pela BR 381 até o trevo de Caeté, de onde se segue por uma excelente estrada asfaltada que percorre 6 km dentro de um lindo parque, na subida da serra. O acesso de veículos é pago. A infraestrutura do santuário é ótima. Há um vasto estacionamento para visitantes e peregrinos, um amplo restaurante, cafeteria, local para hospedagem de peregrinos, loja de souvenirs, além de um centro de exposições. O santuário está aberto para visitação diariamente, das 7 às 18h. É altamente recomendável que os visitantes levem um agasalho para a visita, além de calçados confortáveis, pois há uma grande variação de temperatura devido à altitude.

Durante a minha visita, quando eu cheguei no alto, o sol estava brilhando e o céu estava totalmente azul. Após aproximadamente meia hora, o céu se fechou e uma forte neblina cobriu todo o santuário. Foi praticamente impossível ver a basílica e as esculturas. Tive a sensação de estar viajando em um avião, pois eu via as nuvens passando por mim, algumas até passavam abaixo do local elevado onde eu me encontrava. Foi uma sensação mágica, quase como se eu estivesse voando por entre as nuvens.

História do Santuário

Santuário Nossa Senhora da Piedade-CaetéOs fundadores do santuário foram os fidalgos portugueses Antônio da Silva Bracarena e o irmão Lourenço, fundador do Colégio do Caraça. Ambos chegaram ao local aproximadamente em 1760 e construíram no topo da serra da Piedade um eremitério (local para habitação de eremitas), juntamente com uma igreja dedicada à Nossa Senhora. Bracarena viveu no alto da serra como ermitão, após ter ficado viúvo em Portugal e vindo ganhar dinheiro na construção da Igreja de N.S. do Bom Sucesso, no centro da cidade de Caeté.

Ao avistar a Serra da Piedade rodeada de nuvens, Bracarena pensou que ali seria um local muito apropriado para a construção de uma capela em louvor à santa da qual era devoto.

Bracarena trabalhou com o artesão Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, que também estava presente ali, ainda jovem, desenvolvendo seu talento incomparável, que o levaria a se tornar um dos maiores mestres do barroco mineiro.

Santuário Nossa Senhora da Piedade-CaetéEm 30 de setembro de 1797, Bracarena e Manuel Coelho Santiago receberam a licença para construírem uma capela para Nossa Senhora da Piedade. Em 1856, o frei capuchinho Luiz de Ravena deu prosseguimento às obras, ampliando a capela existente para poder atender à grande e crescente demanda de visitas dos fiéis e peregrinos.

Dentro da basílica podemos encontrar uma belíssima imagem de Nossa Senhora da Piedade, esculpida em cedro, no século XVIII por Aleijadinho, que é venerada há mais de 250 anos pelos fiéis e visitantes. Além disso, Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira do Estado de Minas Gerais. Em 2017, houve uma enorme movimentação no local, que foi visitado por 700.000 peregrinos.

Elevação da Capela

Santuário Nossa Senhora da Piedade-CaetéNo ano da celebração dos 250 anos do Santuário Nossa Senhora da Piedade, o Papa Francisco elevou a capela à condição de basílica, sendo atualmente considerada a menor basílica do mundo.

O santuário oferece duas opções de Via Sacra para os fiéis que quiserem percorrê-la: uma longa e outra curta, para serem escolhidas de acordo com a disponibilidade de tempo e saúde dos peregrinos.

Diante da fachada da basílica, podemos ver as esculturas do Calvário, moldadas em ferro e executadas pelo artista plástico Vlad Eugen Poenaru, cada uma delas pesando cerca de uma tonelada. O conjunto incluiu uma escultura de Jesus Cristo na cruz, tendo à sua direita a Virgem Maria e à sua esquerda São João.

Santuário Nossa Senhora da Piedade-Caeté
Restaurante

Após o passeio, pode-se fazer uma refeição ou lanche no restaurante ou cafeteria disponíveis para os turistas. Todas as instalações são muito amplas e bem cuidadas. Há uma loja para que os visitantes possam comprar pequenas lembranças. Além disso, toda a região é excelente para fotógrafos amadores e profissionais, pois oferece vistas inacreditáveis, com uma visão deslumbrante de uma das regiões mais belas do interior do Brasil.

Toda a região tem uma riquíssima beleza natural, sendo um lugar perfeito para a reflexão, meditação e oração. Recomendo a todos que quiserem conhecer um lugar que oferece a possibilidade de nos sentirmos em meio às nuvens, vendo as belas montanhas de Minas Gerais, que não hesitem em visitar o Santuário N.S. da Piedade. Seguramente seus olhos nunca mais se esquecerão da vista lá do alto, nem do belo horizonte sem fim.

Não deixe de visitar!

Para maiores informações, visite o site oficial do Santuário Nossa Senhora da Piedade

http://santuarionossasenhoradapiedade.arquidiocesebh.org.br/

Marco André Briones – marcoandrebriones@cidadeecultura.com.br

Todas as fotos da matéria foram tiradas por Marco André Briones, em dezembro de 2013.

Bibliografia usada:

Santuário Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Para saber mais dicas de turismo cultural e histórico no Brasil e no mundo, acompanhe a coluna de Marco André Briones no portal Cidade&Cultura