Château de Courson, lindo castelo na França

Château de Courson-França-Marco Briones
Visão Frontal do Château de Courson. Fotos de Marco André Briones

Imagine um castelo, um daqueles com os quais sonhamos ou imaginamos existir em algum lugar do mundo, com vista para um lago, em meio a um lindo bosque. Esse lugar existe. Ele é o Château de Courson, situado a 42 km ao sudoeste de Paris, na França.

Château de Courson-França-Marco Briones
Visão Lateral

O Château de Courson foi construído em 1676 na região de Courson-Monteloup, no departamento de Éssonne, na região de Île de France.

Originalmente, ele foi a residência da família Lamoignon. No entanto, no século XVIII a família Nerveaux-Loys se tornou a proprietária da residência e do parque em torno do castelo. Atualmente, todo o conjunto pertence à família Caraman.

Os proprietários atuais têm feito um grande esforço para que a propriedade fique aberta ao público durante o ano inteiro, para visitas ao parque e ao castelo. Também foi criada uma trilha da descoberta, especialmente para as crianças que visitam o parque.

Em 1982, a Associação de Parques Botânicos da França convidou Courson para ser a sede de seu evento anual, a “Jornada das Plantas”. Tal evento foi sediado em Courson até 2015, quando passou a ocorrer em Chantilly.

Jardim reconhecido

Château de Courson-França-Marco Briones
Lago atrás do castelo

Courson é considerado um dos mais belos jardins românticos de toda a França, tendo sido reconhecido como um “Jardim Notável” pelo Ministério da Cultura e Comunicação da França em 2004.

Todas as espécies das quase 3000 árvores existentes no parque foram escolhidas e arranjadas de forma a criar harmonias sutis e belíssimas, a fim de compor um visual deslumbrante em qualquer estação do ano, com a troca das cores das árvores e arbustos, desde o verde, passando pelo amarelo, vermelho e marrom.

Há também um vasto lago artificial que compõe a paisagem bucólica da propriedade. É possível fazer piqueniques por todo o parque e também na beira do lago. Quando visitei o parque e o castelo, em 2015, tive a oportunidade e prazer de passar algumas horas em um piquenique à beira do lago, vendo o castelo ao fundo. São imagens das quais eu nunca me esquecerei até o fim de minha vida.

O castelo

Château de Courson-França-Marco Briones
Interior da capela

O castelo tem inúmeras janelas, o que faz com o que os seus interiores sejam fartamente iluminados pelo sol. A decoração e os objetos encontrados dentro dele são dignos dos maiores museus do mundo. Infelizmente, não é possível fotografar o interior do castelo durante a visita guiada disponível aos visitantes. Em minha visita, consegui apenas fotografar o exterior do castelo, o parque e algumas outras construções existentes, tais como uma bela capela, algumas casas e o estábulo.

Em 1985, o cantor e compositor Sting alugou o castelo e seus jardins por 9 dias, durante os quais ele e sua banda ensaiaram o show que iriam apresentar por todo o mundo, e cuja estréia ocorreria em Paris, poucos dias após o término dos ensaios. O interior do castelo, os ensaios e muito mais pode ser visto no espetacular filme “Bring On The Night”, no qual acompanhamos Sting e sua experiente banda jazzística pelos salões e corredores de Courson. Eu mesmo tomei conhecimento do Château de Courson através deste filme, quando o assisti e prometi a mim mesmo que iria descobrir que lugar maravilhoso era aquele que aparecia no filme, e que iria visitá-lo algum dia.

Alguns sonhos se tornam realidade.

Château de Courson-França-Marco Briones
Estábulo

Para maiores informações, consulte o site oficial do Château de Courson: https://www.domaine-de-courson.fr/en/explore-courson/chateau

Veja Sting ensaiando no Château de Courson no link: https://www.youtube.com/watch?v=MUm5KWSlbC0

Marco André Briones – marcoandrebriones@cidadeecultura.com.br

Todas as fotos da matéria foram tiradas por Marco André Briones, em agosto de 2015.

Para saber mais dicas de turismo cultural e histórico no Brasil e no mundo, acompanhe a coluna de Marco André Briones no portal Cidade&Cultura

Château de Courson-França-Marco Briones
Depósito
Château de Courson-França-Marco Briones
Capela
Château de Courson-França-Marco Briones
Detalhe da fachada
Château de Courson-França-Marco Briones
Estufa
Château de Courson-França-Marco Briones
Vilarejo em frente ao castelo