Parques e APA Municipal de Campinas

Parques e APA Municipal de Campinas-meio-ambiente-dsc_1439-ft-arquivo-fjpo-mata-sta-genebra-bx
Decompositor

APA Municipal de Campinas

Uma área de 225 km² ou 28% da área total do município de Campinas está preservada na região denominada APA, abrangendo os distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Com topografia acidentada e altitudes que variam entre 550 e 1.079 metros, os afloramentos graníticos são comuns. Um local muito aprazível de se percorrer é a Serra das Cabras que se encontra dentro da APA e vai até o município de Morungaba. Aqui está o Observatório Astronômico Municipal de Campinas Jean Nicolini, inaugurado em 1977, instalado no monte Urânia, com seus 1.033 metros de altitude. Na área também há duas bacias hidrográficas importantes para o abastecimento e a geração de energia do município: a do Rio Atibaia e do Rio Jaguari. A flora tem destaque com 183 espécies arbóreas, incluindo a peroba (rara), 250 espécies de aves, 68 de mamíferos, 45 de anfíbios e 40 de répteis.

Jardim Botânico

Na década de 1920, foram criadas as Seções de Botânica Econômica e de Intercâmbio de Plantas – SBE, restabelecidas em 1935, época do início do Herbário do Instituto de Agronomia de Campinas (IAC). Esse acervo conta atualmente com 45 mil espécimes botânicos para fins científicos nacionais e internacionais. Reconhecido como o único Jardim Botânico com proposta agrícola do Brasil, possui uma coleção de 5.100 espécies exóticas e nativas, além das coleções de arroz, trigo, feijão, café, algodão, hortaliças, seringueira, milho, cana-de-açúcar e frutas. Também está classificado na mesma categoria do famoso Jardim Botânico do Rio de Janeiro e faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

Onde: Av. Barão de Itapura, 1.481 – Botafogo

Parque Municipal Luciano do Valle

Inaugurado em 2014, com 87 mil m², com recuperação da original, plantio de 8 mil mudas de árvores como o jacarandá, cambará e ingá e todos os aparelhamentos, o parque recebeu o nome de Luciano do Valle em uma homenagem ao ilustre locutor esportivo campineiro que, de certa forma, é uma motivação para a prática de esportes.

Onde: Vila União

Parque Linear Ribeirão das Cabras

No antigo caminho da Cia. Ramal Férreo Campineiro, que ligava o centro de Campinas aos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, foi instalado este parque que fica na Área de Proteção Ambiental Municipal cujo objetivo é a recuperação da mata ciliar do Ribeirão das Cabras.

Parque Ecológico Bosque Hermógenes de Freitas Lei

Desde 1996, com área de 135 mil m², além de todo o aparelhamento para esportes e lazer, oferece um magnífico pôr do sol aos apreciadores de belas paisagens.

Onde: Av. Luiz de Tella s/n., Cidade Universitária – Barão Geraldo

Parque Ecológico Hermógenes Leitão Filho

Com uma área de 13,44 hectares, este parque está localizado nos limites entre a Unicamp e o bairro Cidade Universitária. Em seu interior está a lagoa Chico Mendes, um espetáculo à parte, que ocupa 74% da área total do local. Também possui vegetação nativa de floresta brejosa. O nome do parque foi uma homenagem ao professor de Biologia e pró-reitor de pós-graduação da Unicamp, defensor da preservação ambiental.

Parque Linear Ribeirão das Pedras

Um parque que segue o curso do Ribeirão das Pedras cuja nascente fica no Alto Taquaral e deságua no Ribeirão Anhumas. Sua mata ciliar foi reflorestada e, ao longo dos oito quilômetros de percurso, recebeu aparelhamentos de lazer. Foram replantadas 50 mil mudas de árvores, entre elas jequitibá, ingá, ipê-roxo e jatobá. Conta com monitoração de suas 122 espécies de aves. Em 2010, recebeu o Prêmio Nacional de Melhor Prática em Gestão Ambiental e Urbana do Ministério do Meio Ambiente.

Parque Pedreira do Chapadão

Com 130 mil m², o Parque Jardim Chapadão, possui área para espetáculos, pistas de cooper, skate e ciclismo, quadra poliesportiva, quiosques, playground, entre outros.

Onde: Jardim Chapadão

Parques e APA Municipal de Campinas
Parque Pedreira do Chapadão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais sobre Campinas, clique aqui