8º Festival de Cinema Estudantil ganha versão digital


Localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Barra do Piraí abriga, além de belezas naturais e fazendas históricas do ciclo do café, um dos maiores festivais de cinema estudantil do país. De 21 a 27 de março, o FestCine Estudantil de Barra do Piraí chega a sua oitava edição abrindo espaço para a produção audiovisual de alunos do ensino médio e fundamental e oferecendo mais de 30 exibições gratuitas para o público, além de oficinas. Em função do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, todo o festival será on-line, com sessões transmitidas pelo Youtube (Youtube.com/FestCine).

Realizado pelo Polo Audiovisual de Barra do Piraí, o FestCine Estudantil – conhecido como o “Oscar Estudantil Brasileiro” – tem sua programação dividida em quatro pilares: Mostra Competitiva Local, Mostra Competitiva Nacional, Mostra Internacional e Oficinas. Os vencedores serão agraciados com o “Troféu Don Quixote”, em cerimônia de premiação que acontecerá no dia 27/03, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

As produções selecionadas para a Mostra Competitiva Local são fruto do projeto “Luz, Câmera, Educação”, braço educacional do Polo, que consiste na realização de oficinas de produção cinematográfica nas escolas públicas e particulares do município. Alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio aprendem todas as etapas de produção de um filme e, ao final, produzem um curta-metragem de ficção por escola, cujo tema é de livre escolha dos jovens, favorecendo a criatividade, a busca de identidade e a expressão de seus valores. “Acreditamos que, além de ser uma poderosa ferramenta de transformação social, o projeto é uma contribuição para o cinema nacional, pois estamos formando plateias e revelando talentos” – afirma o diretor do Polo Audiovisual de Barra do Piraí Roberto Monzo.

Esse ano, 17 filmes competirão nas categorias Melhor ArteMelhor ÁudioMelhor RoteiroMelhor DireçãoMelhor AtrizMelhor AtorMelhor Filme e Melhor Filme Júri Popular. Todos os filmes da Mostra Competitiva Local serão disponibilizados no canal do festival às 19h do dia 22/03, para que o júri popular tenha tempo de assistir a todas as produções e votar. “Optamos por esse formato para dar igualdade de condições a todos os filmes. Todos ficarão disponíveis pelo mesmo período e o ganhador do júri popular será o que receber mais ‘likes’ no próprio Youtube” – explica Monzo.

O júri formado pelo diretor Hsu Chien Hsin, o cineasta Cavi Borges e o crítico de cinema Rodrigo Fonseca julgará todas as categorias da Mostra Competitiva Local, com exceção do Melhor Filme Júri Popular. O time de especialistas também será responsável por escolher o vencedor da Mostra Competitiva Nacional, que reúne dez produções vindas de diversos estados brasileiros, com temáticas variadas.

Na Mostra Internacional, o FestCine exibirá três curtas, vindos de Cabo Verde, França e Suíça. De acordo com Monzo, o objetivo é “promover o intercâmbio entre jovens realizadores de vídeo, favorecendo o aprimoramento e o enriquecimento cultural”.

Além das mostras, o festival conta também com a realização de Oficinas de produção audiovisual. Profissionais renomados do mercado ministrarão oficinas voltadas para interpretação, produção, assistência de direção e elaboração de projetos.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas previamente no site FestCineEstudantil.com.br.

*Texto por Agência com edição de Carolina Berlato