Arte em Mangaratiba

Arte em Mangaratiba - IMG_2718-marcelo-firmino-bxMarcelo Firmino

Morador da praia do Saco, Marcelo era pintor de fachadas de hotéis e, em um dos resorts locais, viu algumas peças esculpidas em madeira que lhe chamaram a atenção. Curioso, tentou esculpir toras de madeira e percebeu sua vocação. Sua especialidade são animais, e acredita que esculpe animais porque é um apaixonado por eles, pois sempre viveu em meio à natureza e seu sonho de criança era ser biólogo. Suas peças encantam pelos detalhes e pela coloração sempre fiel.

Onde: Rodovia Rio-Santos, km 43 – trevo da Estrada São João Marcos – (21) 98049-9160 – Mangaratiba.

 

Mangaratiba-Mario Peixoto-IMG_2572-arte-museu-municipalMário Peixoto

Da tradicional família Breves, Mário Peixoto, nascido em 1908, desde cedo foi um cidadão do mundo, com muitas idas à Europa, sempre com mente aberta para a arte. Em 1928, junto com amigos, frequentou o Chaplin Club, quando publicam a revista FAN. Mário volta à Europa em 1929, com interesse pela arte cinematográfica. Na França, inspira-se e ali mesmo começa a escrever o filme Limite, lançado em 1931, até hoje considerado um dos melhores filmes nacionais. Escreveu muitos livros e faleceu em 1992. A cidade de Mangaratiba possui um grande acervo de objetos de Mário Peixoto no Museu Municipal.

 

Arte em Mangaratiba - IMG_2583-messias-neiva-bxMessias Neiva

Citado no Dicionário dos Artistas Plásticos Brasileiros, viajou o mundo inteiro e expôs suas obras nos Estados Unidos e França. Há quadros seus no Congresso Nacional, na Embaixada da Costa do Marfim e no Copacabana Palace. Apesar de seu sucesso, Messias possui personalidade simples e ama receber visitas para um bom bate-papo em seu ateliê.

Onde: Conceição de Jacareí – (21) 99767-1689/99905-8268/98645-5474 – Mangaratiba.

 

Mangaratiba-Miguel-Arthuro-Nossa-Senhora-do-Leite-bxMiguel Arthuro

Autodidata, é especialista em pintura a óleo em estilo moderno-contemporâneo. Seus trabalhos têm influências abstracionistas, expressionistas e cubistas, suas prediletas, pois representam a liberdade de criação que pendula entre o figurativo e o abstrato, com uma finalidade plástica expressiva. Medalhas e menções honrosas no Brasil, prêmio de Melhor Obra Estrangeira na Vermar Emérita Art, em Portugal, e Medalha de Prata no importante XII Salão de Artes da Escola Superior de Guerra (ESG), em 2012.

Contato: miguelarthuro.wix.com/home; miguelarthuro@hotmail.com;

facebook.com/art.miguelarthuro; @art.miguelarthuro – (21) 97594-0788 – Mangaratiba.

Saiba mais sobre Mangaratiba aqui!