Teatro Amazonas – Manaus

Teatro Amazonas
Fachada do Teatro Amazonas. Foto Ana Claudia Jatahy

O Teatro Amazonas, localizado em Manaus, é um ícone do auge do Ciclo da Borracha. Por ser o Brasil um país de dimensão continental, os brasileiros residentes nas regiões Sul e Sudeste, por vezes, não se dão conta da riqueza gerada ao país por meio da extração do látex, abundante nas seringueiras.O Teatro Amazonas também é considerado um dos mais importantes do país e um dos cartões postais de Manaus.

Inaugurado em 1896, no Largo de São Sebastião, centro da capital amazonense.  Foi construído em estilo renascentista, com projeto escolhido pelo Instituto Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa. A ideia era que a capital amazonense tivesse uma casa de ópera à altura do poderio da elite local. E assim foi feito. Uma casa de espetáculos em alvenaria, cuja pedra fundamental foi colocada em 1884. A maioria da mão de obra técnica foi trazida da Europa, porém a decoração interna ficou nas mãos do pernambucano Crispim do Amaral e do italiano Domenico de Angelis.

Com capacidade para 700 pessoas, a sala de espetáculos está dividida em plateia e mais três níveis de camarotes.

Obras

Teatro Amazonas-Foto Instituto Durango DuarteA decoração interna é deslumbrante e surpreendente pela qualidade das pinturas e da escolha dos temas abordados.

“A Glorificação das Bellas Artes da Amazônia” é a pintura do teto do corredor – de autoria de Domenico de Angelis, pintado em 1899.

Ornamentos sobre as colunas do piso térreo – é uma homenagem aos grandes dramaturgos e  compositores clássicos.

Pano de Boca – de autoria de Crispim do Amaral, suas alegorias remetem às riquezas naturais locais.

Teto abobadado – são quatro telas feitas em Paris, nas quais são retratadas a música, a dança, a tragédia e um especial em homenagem a Carlos Gomes.

Lustres – o maior foi confeccionado com cristais venezianos. Ao todo são 198 lustres italianos.

Fachada – os elementos que compõem a fachada do Teatro Amazonas foram selecionados a dedo. Como as telhas vindas da Alsácia, o aço de Glasgow, o mármore de Carrara, trinta e seis mil azulejos pintados com a cor da Bandeira Nacional, entre tantos outros detalhes.

Teatro Amazonas
Foto Instituto Durango Duarte

Pela beleza e magnitude, tanto interna como externa, o Teatro Amazonas serviu como cenário até para filmes internacionais como “Fitzcarraldo” de Werner Herzog, em 1982, e o desenho animado “Rio 2”. Também foi pano de fundo para minisséries e livros.

O Teatro Amazonas é símbolo da prosperidade brasileira que até hoje atrai visitantes do mundo inteiro. Uma joia encravada na Amazônia.

Onde: Avenida Eduardo Ribeiro, s/n° – Manaus.

 

Para saber mais dicas de turismo e cultura:  CidadeeCultura.com