Search
quarta-feira 20 março 2019
  • :
  • :

A incrível Livraria Mirage em São Francisco de Paula/RS

Livraria Mirage

Livraria Mirage – Foto Márcio Masulino

Poucos destinos turísticos do mundo podem se orgulhar de ter entre seus principais atrativos uma livraria. A cidade de São Francisco de Paula pode.

Graças à iniciativa da professora de História aposentada Luciana Olga Soares que, desiludida com as mudanças ambientais e sociais ocorridas nos últimos anos em sua região e com a falta de interesse do Estado pelos cuidados com a terra, resolveu construir um verdadeiro oásis para os amantes das letras, no intuito de preservar a história e a cultura local, assim nasceu a Livraria Mirage.

Em sua visão, compartilhada por muitos colonos, algumas culturas agrícolas trazidas para os campos do sul veem causando erosões, prejudicando os lençóis freáticos e a saúde da terra.

Vanguarda Cultural

Livraria Mirage

Interior da Livraria Mirage – Foto Márcio Masulino

Quem a ouve falar de forma apaixonada sobre a cultura de seus antepassados e as belezas dos enormes pastos que dominavam a região tende a pensar que Luciana é uma senhora saudosista, presa ao seu passado.

Contudo, bastam alguns minutos de conversa e um olhar atento para os detalhes da construção de sua livraria para perceber que, na verdade, ela está na vanguarda de um movimento que aqui no Brasil ainda é incipiente.

O movimento de valorizarmos o passado para podermos compreender melhor o presente e construirmos um futuro ainda melhor.

Hoje, graças a iniciativa desta historiadora a cidade recebe visitantes das cidades vizinhas, como Gramado e Canela, interessados em conhecer a edificação de estimado valor arquitetônico e o acervo de livros, escolhido com muito zelo pela própria proprietária.

Onde: Av. Júlio de Castilhos, 811 – (54) 3244-3592 – São Francisco de Paula/RS




Deixe uma resposta