Search
quarta-feira 20 março 2019
  • :
  • :

Vale da Lua, um dos atrativos mais incríveis da Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

No mundo da Lua…

O Vale da Lua é recortado pelo rio São Miguel, um dos mais deslumbrantes da Chapada dos Veadeiros.  Suas nascentes estão localizadas fora do perímetro do Parque Nacional, próxima ao morro do Buracão. Ao longo do seu percurso, recebe as águas de outros rios da região, como o Cordovil e o Segredo. Já próximo à Colinas do Sul ele desemboca no Tocantizinho.

Suas águas formam cachoeiras e paisagens incríveis por onde passa, mas é no Vale da Lua que a ação delas sobre as formações rochosas transformaram a paisagem, ao longo de 600 milhões de anos, nos remetendo à sensações indescritíveis. O atrito da areia levada pela água com as rochas formaram as crateras e a sua corrente nos presenteia com rodemoinhos e pequenos funis.  O aspecto lunar empresta o nome ao vale.

Em alguns trechos você entra por fendas nas rochas e se depara com uma “banheira de hidro exclusiva”, um verdadeiro SPA natural. Mas aqui cabe a prudência se você estiver visitando o local sem um guia. Não se arrisque sem perguntar antes para quem conhece bem a região. Alguns lugares podem ser mais escorregadios e de maior profundidade.

Os passeios noturnos precisam de autorização especial e a presença de operadoras da região e é na lua cheia que a magia deste lugar fica ainda mais intrigante. As pedras claras refletem a luz levando os fotógrafos amadores e profissionais ao um estado de êxtase.

O vale fica a cerca de 9 km da Vila de São Jorge e é uma propriedade particular. O valor de entrada gira em torno de R$ 20,00 e se paga com satisfação. Afinal, a experiência que se tem e a manutenção e preservação do espaço vale cada centavo.




Deixe uma resposta