

Onde hoje está localizado o edifício Sobre as Ondas, na divisa das praias de Pitangueiras e Astúrias, no Guarujá, havia um desses locais de rituais. A base da alimentação cotidiana dos índios era composta de pequenos mamíferos e aves da Mata Atlântica, mais a mandioca, ervas, frutas, pescados e crustáceos.
Suas armas eram o arco, a flecha e setas. Seus pertences eram feitos de palha de palmeira, arbustos e barro, com o qual produziam cerâmica. Atualmente, os índios guaranis nhandevá e m’byá estão espalhados por aldeias na Baixada Santista, em 9.227 hectares de terras indígenas demarcadas.
Aldeia Rio Branco – Itanhaém
Com mais de 100 anos de existência, essa aldeia de origem guarani m’byiá possui 2.856 hectares
de terras demarcadas, na Estrada Rural do Rio Branco, em Itanhaém.
Aldeia Itaóca – Mongaguá
Criada em 1991, a aldeia abriga doze famílias de índios guaranis m’byá e dezesseis de tupi-guaranis
ñandeva. Vivem em 533 hectares de terras indígenas demarcadas.
Guaranis do Aguapeú – Mongaguá
Compondo doze famílias de origem guarani, estes índios são os mais isolados e reservados do litoral. Vivem no morro do Aguapeú desde 1930 e proíbem a miscigenação com outros povos. Suas terras compreendem 4.372 hectares.
Sítios Piaçaguera I, II e III – Peruíbe
Marcos do povoado de Peruíbe, os Sítios Piaçaguera I, II e III estão localizados em terras indígenas tupi-guarani. Aqui foram encontrados cachimbos, panelas, cerâmicas indígenas, conchas, telhas e faianças dos séculos XVI, XVII e XVIII. Atualmente, conta com 30 famílias tupi-guaranis em uma área de mais de 2.500 hectares. Vivem do cultivo de palmito, plantas ornamentais e artesanato. Além destas, em Peruíbe, também temos as aldeias Bananal e Biguá.
Visitas podem ser agendadas na Secretaria de Cultura pelo telefone (13) 3454-1215.
Onde: Rodovia Padre Manuel da Nóbrega.
Terras Indígenas do Rio Silveira – Bertioga
Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, estão as terras indígenas do Rio Silveira, que hoje abrigam cerca de 500 índios da etnia guarani. A aldeia está localizada na Praia de Boraceia. Cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e promovem danças, músicas e culinária típica.
Agendamento de visitas: (13) 3317-4889.
Para saber mais sobre turismo educativo
Para saber mais sobre turismo no litoral paulista
Guaranis do Aguapeú – Mongaguá
Terras Indígenas do Rio Silveira – Bertioga








