Cusco

Sabores do Peru – Mercado Central de San Pedro

Mercado Central de San Pedro

Um dos lugares mais interessantes para conhecer a cultura do povo local é, sem sombra de dúvida, seus mercados e feiras livres. Em Cusco, o Mercado Central de San Pedro cumpre esse papel. Próximo ao centro histórico e à estação de trem, ocupa um quarteirão inteiro e nos traz uma infinidade de aromas, sabores e cores.

O mercado é dividido por setores de acordo com a categoria de produtos. Mas o que chama a atenção de imediato foram as dezenas de quiosques, um ao lado do outro, de produção de sucos e vitaminas. É como se no mesmo corredor você pudesse escolher uma casa de suco, como temos no Brasil, estabelecida em menos de 2 metros quadrados cada uma. Barracas de alimentação também tem a sua área específica e servem a Chifa, uma espécie de fusão entre a culinária peruana e a chinesa, que tem entre seus pratos o arroz frito, a sopa wonto e o chijaukay. O frango grelhado ou ensopado também é muito consumido por aqui.

Vende-se de tudo no Mercado Central de San Pedro. Barracas de artesanato comercializam as tradicionais bonecas de pano, bolsas e outros acessórios produzidos a partir da tradicional tecelagem colorida. A cestaria Inca e as cerâmicas também são comercializadas em pequenas barracas, assim como as máscaras utilizadas em festas folclóricas.

Os pães para os peruanos tem um valor além do culinário, fazendo parte de cerimônias, oferendas, rituais.  Além disso foram muito importantes em tempos longínquos para a sobrevivência dos viajantes que atravessavam o país. No período Inca se utilizava a farinha de milho para a produção destas iguarias.  Tipos de pães peruanos: Pão Chuta (tradicional e vendido em toda parte de Cusco), Wawa, Pão Chapla (Marraqueta) e Cachanga.

Diversidade de produtos

A produção de queijo nos Andes possui uma longa história que nos remete à influência espanhola na região. Hoje, boa parte dos queijos é feito com leite de vaca. Nas terra altas, um dos tipos mais tradicionais é chamado de Paria.

Na terra do ceviche não poderia faltar a peixaria com variedades de peixes.  E se quiser, comprá-los já cortados para serem marinados.

Frutas, grãos, cereais, leguminosas, batatas, frutas cristalizadas e muito mais pode ser encontrado no Mercado Central de San Pedro…  Dá  para perceber a riqueza da culinária peruana.

Preparamos uma galeria de imagens para que você possa degustar tudo isso com seus próprios olhos.

Para mais dicas de turismo e cultura em Cusco e região, acesse a página do Peru no portal  Cidade&Cultura

Marcio Alves

Posts Recentes

Carnaval movimenta turismo e comércio em Serra Negra com programação gratuita

Crédito: Prefeitura de Serra Negra Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Serra Negra…

21 horas atrás

Carnaval com clima de serra: Monte Verde é refúgio para quem quer relaxar

Pedras e Sonhos. Crédito: Marcio Masulino Enquanto muitos seguem para destinos de praia e grandes…

2 dias atrás

Cidade de Serra Negra amplia protagonismo ao sediar grandes encontros de triathlon

Crédito: Henrique Sanz Serra Negra inicia o ano reafirmando sua vocação esportiva e turística ao…

3 dias atrás

Villa Coração transforma hospedagem em experiência afetiva na serra mineira

Divulgação O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no sul de Minas Gerais, tem um…

6 dias atrás

Turismo religioso ganha especialização voltada à gestão estratégica de destinos

Crédito: John via Unsplash A Universidade de Caxias do Sul (UCS) lança a Especialização em…

7 dias atrás

Summit reforça padrão de excelência com Treinamento de Governança em Pindamonhangaba

Divulgação Entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2026, o Summit Suítes Hotel…

1 semana atrás