Sabores do Peru – Mercado Central de San Pedro

Mercado Central de San Pedro
Mercado Central de San Pedro

Um dos lugares mais interessantes para conhecer a cultura do povo local é, sem sombra de dúvida, seus mercados e feiras livres. Em Cusco, o Mercado Central de San Pedro cumpre esse papel. Próximo ao centro histórico e a estação de trem, ocupa um quarteirão inteiro e nos traz uma infinidade de aromas, sabores e cores.

Mercado Central de San PedroO mercado é dividido por setores de acordo com a categoria de produtos. Mas o que me chamou a atenção de imediato foram as dezenas de quiosques, um ao lado do outro, de produção de sucos e vitaminas. É como se no mesmo corredor você pudesse escolher uma casa de suco, como temos no Brasil, estabelecida em menos de 2 metros quadrados cada uma. Barracas de alimentação também tem a sua área específica e servem a Chifa, uma espécie de fusão entre a culinária peruana e a chinesa, que tem entre seus pratos o arroz frito, a sopa wonto e o chijaukay. O frango grelhado ou ensopado também é muito consumido por aqui.

Vende-se de tudo no Mercado Central de San Pedro. Barracas de artesanato comercializam as tradicionais bonecas de pano, bolsas e outros acessórios produzidos a partir da tradicional tecelagem colorida. A cestaria Inca e as cerâmicas também são comercializadas em pequenas barracas, assim como as máscaras utilizadas em festas folclóricas.

Mercado Central de San PedroOs pães para os peruanos tem um valor além do culinário, fazendo parte de cerimônias, oferendas, rituais.  Além disso foram muito importantes em tempos longínquos para a sobrevivência dos viajantes que atravessavam o país. No período Inca se utilizava a farinha de milho para a produção destas iguarias.  Tipos de pães peruanos: Pão Chuta (tradicional e vendido em toda parte de Cusco), Wawa, Pão Chapla (Marraqueta) e Cachanga.

Mercado Central de San PedroDiversidade de produtos

A produção de queijo nos Andes possui uma longa história que nos remete a influência espanhola na região. Hoje, boa parte dos queijos é feito com leite de vaca. Nas terra altas, um dos tipos mais tradicionais é chamado de Paria.

Na terra do ceviche não poderia faltar a peixaria com variedades de peixes.  E se quiser, comprá-los já cortados para serem marinados.

Frutas, grãos, cereais, leguminosas, batatas, frutas cristalizadas e muito mais pode ser encontrado no Mercado Central de San Pedro…  Dá  para perceber a riqueza da culinária peruana.

Preparamos uma galeria de imagens para que você possa degustar tudo isso com seus próprios olhos.

Para mais dicas de turismo e cultura em Cusco e região, acesse a página do Peru no portal  Cidade&Cultura