Queijos artesanais da Serra da Mantiqueira

Queijos da Serra

Com o fim da mineração do ouro em Minas Gerais, a região tornou-se produtora de leite. Porém, dada a dificuldade no transporte do frágil produto, os produtores investiram na milenar arte da fabricação de queijos, principalmente os curados, por sua maior durabilidade até chegar ao consumidor. Conhecidos pela qualidade, atualmente os fabricantes artesanais estão cada vez mais aprimorando técnicas antigas para se adaptar às novas exigências legais. Com isso, os queijos da Serra da Mantiqueira estão alcançando o público em geral e atraindo mais e mais consumidores amantes dessa iguaria.

Queijo D’Alagoa

Em Alagoa, o queijo parmesão Faixa Dourada artesanal é vendido pela internet para todo o país a partir da iniciativa de Oswaldo Martins de Barros Filho. Esse queijo é uma tradição da região das Serras Azuis e combina um ótimo clima, excelente capim e boa altitude, gerando um leite especial para a produção sob os cuidados do “seu” Osvaldinho. O fato é que o queijo é tão bom que foi certificado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Onde: Rua das Margaridas, 312 – (35) 99828-0359 – Alagoa.
Site: www.queijodalagoa.com.br

 

Tradição do Parmesão da Mantiqueira

Os primeiros queijos feitos na região eram do tipo minas. Em Itamonte, no bairro da Capivara, no século XIX, um processo de cura mais demorado proporcionou aos produtores o queijo tipo parmesão. Assim, o que vemos no lado mineiro da Serra da Mantiqueira são pequenos produtores que produzem o famoso queijo Parmesão da Mantiqueira, e também confeccionam doces em compotas, além de artesanato e, lógico, o minas frescal, típico brasileiro.

Queijo Catuá

Este queijo tem origem de vacas leiteiras da raça jersey que, além de não comerem nada com agrotóxico, são tratadas com homeopatia e fitoterapia. Se as vacas recebem tratamento inovador, já a fabricação do queijo meia-cura mantém ao máximo a feitura tradicional transmitida a sete gerações.
Contato: www.cataua.com.br/queijodamantiqueira@gmail.com

Mais fabricantes:

Fazenda Laranjal
Onde: Rua Aroldo Carneiro Pinto, 180 – Itamonte.

Laticínio Massa Fina\
Onde: Estrada Morro Grande, s/n – (35) 9184-6236 – Itamonte.

Os refinados queijos de cabra

A criação de cabras tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos por suas inúmeras vantagens de adaptação ao clima, fácil manejo e menor espaço de pasto. O leite produzido tem igual valor nutricional que o da vaca, e o queijo tem espaço garantido, pois agradou o paladar dos brasileiros. O queijo de cabra é menos gorduroso e de mais fácil digestão.

Na Serra da Mantiqueira estão produzindo queijos de cabra de altíssima qualidade, pois o clima e o solo são propícios para um melhor desenvolvimento dos animais. Você pode adquirir esses queijos em Joanópólis, no Capril do Bosque & Bistrô, na Estrada da Terra Preta, km 3; e em Bueno Brandão, no Laticínio Serra das Antas, que reúne queijos de cabra de produtores locais.