Salinas de Maras, no Vale Sagrado dos Incas

salinas de maras-cidade&cultura-Marcio Masulino
Salinas de Maras – Fotos Márcio Masulino

A inusitada cidade de Maras no Vale Sagrado dos Incas é um dos destinos mais procurados para quem visita a cidade de Cusco. Ao norte, 40 quilômetros de distância do centro de Cusco, onde os Incas produziam sal a partir de lagoas de evaporação.

O acesso à cidade de Maras é pavimentado e com um visual deslumbrante. As cores vivas da paisagem e o infinito do asfalto corta o Vale Sagrado.

salinas de maras-cidade&cultura-Ana Lucia SantosPara se chegar até as salinas você tem que descer um cânion, até as proximidades do Rio Vilcanota.  Porém  aqui já estamos falando de uma estrada de terra, sinuosa, e muito perigosa. Se você está com um grupo de excursão, em vans, ou pegou um táxi com um motorista local, vai passar um pouco de aflição…

No meu caso, que aluguei um carro, o perrengue é um pouco maior porque você não sabe ao certo o que vai encontrar do outro lado da curva.  Buzinar é uma das orientações que as placas te fornecem. Não viajo nas altas estações e, mesmo assim, confesso que a estrada me deu uma certa adrenalina. Mas a vale o sacrifício, o visual do vale e das salinas de Maras é único e imperdível.

salinas de maras-cidade&cultura-Marcio MasulinoUm riacho subterrâneo de água extremamente salgada alimenta lagoas de quatro metros quadrados de área por 30 centímetros de profundidade. O fluxo de água controlado e a água evaporada cria os depósitos de sal acumulados. Falando assim, parece fácil e pouco trabalhoso.

Trabalho cooperado

Mas, quando se vê a grandiosidade da salinas e o trabalho dos cooperados, entende-se a complexidade de se organizar a produção desta cultura, possivelmente pré Inca. As lagoas são divididas entre a comunidade e, quem quer explorá-la, tem que se integrar as regras locais e procurar uma lagoa que esteja vazia e sem cuidados. Regra da vida, os novatos acabam roendo mais o osso!

salinas de maras-cidade&cultura-Marcio Masulino

Na saída do passeio você encontra para comprar o sal, além da culinária e artesanato.  Eu trouxe o sal para o Brasil e posso afirmar, é muiiitooo bom.

Para mais dicas de turismo e cultura em Cusco e região, acesse a página do Peru no portal  Cidade&Cultura

Fotos Marcio Masulino

salinas de maras-cidade&cultura-Marcio Masulino