Parque Ecológico Monsenhor José Salim em Campinas

Parque Ecológico Monsenhor José Salim

Lazer e Cultura

Área da antiga fazenda Mato Dentro, depois incorporada à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo como Estação Experimental do Instituto Biológico (1937), mais recentemente foi integrada à Secretaria do Estado do Meio Ambiente. O Parque Ecológico nasceu de um decreto do governo estadual de 1987 com o propósito de preservar e recuperar valores arquitetônicos e paisagísticos da região.

Com uma área de 110 hectares e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, a implantação do Parque Ecológico visou a recuperação e o repovoamento vegetal de uma área de 2.850.000 m2 dos quais 1.100.000 m2 abertos ao público, com espécies da flora brasileira, espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e algumas espécies exóticas, em especial as palmeiras.

O Parque Ecológico abriga também exemplares tombados e restaurados da arquitetura campineira do século XIX, entre eles o casarão, a tulha e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro, espaços que integram um Museu Histórico Ambiental, com seus diversos programas de educação ambiental. O parque possui ainda sete quadras poliesportivas (equipadas com vestiários), campos de futebol de salão, quadras de bocha e malha, trilhas para caminhada, pista de corrida, playground, áreas para piquenique, anfiteatro e dois estacionamentos com capacidade para 1.000 carros.

Onde: Rodovia Heitor Penteado, altura do km 3,2 – Vila Brandina

 

Fonte: www.campinas.sp.gov.br

Para saber mais sobre Campinas, clique aqui