Instituto Penido Burnier em Campinas

campinas-turismo-pedagogico-instituto-penido-burnier-_mg_2584-bx
Fachada do Instituto Penido Burnier. Foto Márcio Masulino

 

“Em 1907, Dr. João Penido Burnier, fazia sua primeira viagem de estudo à Paris, onde já formado, idealizava seu Instituto no Brasil. Em 1910, ao se estabelecer em Campinas, instituto-penido-burnier-em-campinas como médico da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, vislumbrou a aproximação de seu grande sonho – o Instituto Oftálmico de Campinas, que fundou em 1920, e que recebe o nome de Instituto Penido Burnier desde 1923.

Já em 1927, foi fundada a Associação Médica do Instituto Penido Burnier, com o intuito de se promover o encontro entre as atividades médicas e científicas do Hospital. Data de 1932 a primeira publicação dos Arquivos do Instituto Penido Burnier, uma das mais antigas e respeitadas revistas da especialidade.

O Instituto

O Instituto também participou na criação da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas… A Fundação Dr. João Penido Burnier, foi criada em 1965 para possibilitar o atendimento dos carentes, bem como a formação de médicos residentes”.

Onde: R. Dr. Mascarenhas, 249 e Av. Andrade Neves, 683.

Fonte: www.penidoburnier.com.br.

divulgação
divulgação

 

Foi em Campinas que se confeccionou pela primeira vez no país a revolucionária lente acrílica, em 1966, pela Ótica Mário. Fundada em 1957 por Mário Natali Ferreira, atualmente pertence ao seu neto Mário Natali Neto.