Em Palmas, descubra as belezas dos rios e impressionantes arquiteturas

Porta de entrada para quem desejar chegar até o Jalapão, Palmas deve estar em qualquer roteiro turístico do Tocantins. Caçula entre as capitais brasileiras, a cidade foi fundada em 1989 e estruturada com longas e largas avenidas que são intercaladas por parques e áreas ajardinadas.

Foto por Flávio André – MTUR

Símbolo de Palmas, a Praça dos Girassóis é um dos principais destaque da cidade. Considerada a maior da América Latina, abriga o Palácio Araguaia, sede do governo de Tocantins, e outros prédios das secretárias do Estado, como a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. Ponto favorito dos palmenses, é ali que está o maior relógio de sol horizontal do país, com seis metros de altura. Durante a noite, ele ganha outra função além de marcar o horário: a haste do ponteiro permite a visualização do movimento do conjunto de estrelas da constelação Cruzeiro do Sul.

Flávio André – MTUR

Desenhado por Oscar Niemeyer, o Memorial Coluna Prestes, além de ser uma importante construção arquitetônica, é também o principal ponto cultural de Palmas. O espaço conta com salão se exposição e acervo com fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes.

Foto por Flávio André – MTUR

Outro local que não passa despercebido pelos turistas é o Parque Cesamar. Com quase 100 mil metros², o local possui espaço para caminhada e corrida, pista para skate e bicicross. Há, ainda, academia, orquidário, parque infantil, pedalinho e um restaurante.

Apesar de estar longe do mar, em Palmas não faltam praias. A Praia da Graciosa é a orla mais movimentada e frequentada pela população. Ao redor existem diversos bares e restaurantes. Dali, partem embarcações para a Ilha do Canela.

Foto via Turismo do Tocantins

Outra parada obrigatória é a Praia do Prata. Com um ambiente mais familiar, é ideal para aproveitar se estiver com crianças, pois conta com infraestrutura, além de quadra para a prática de esportes e área de acampamento. Por lá, ainda há diversos restaurantes de comida típica tocantinense. Aposto no tucunaré frito, uma das especialidades da região.

Outra praia que merece entrar no roteiro é a do Caju. Mais distante do centro e pouco estruturada, é propicia para quem deseja curtir a calmaria da natureza.

Foto por Flávio André – MTUR

Localizada a cerca de 15 minutos de distância da praia Graciosa, a Ilha do Canela, apesar de artificial, merece uma visita. O local é ideal para quem deseja aproveitar águas tranquilas e rasinhas.

A Feira da 304 Sul é um dos lugares que mais atraentes de Palmas. Como qualquer feira, ela comercializa frutas, legumes, verduras, comidas típicas e produtos diversos, mas tem uma característica específica que chama a atenção: o horário de funcionamento.  Ela ocorre todas terças e sextas-feiras, no período noturno, com as atividades iniciadas a partir das 17h, e também aos sábados a partir das 7 horas. São várias bancas que atraem pelas cores, cheiros e sabores regionais.

Como chegar

O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues recebe voos diários de todas as capitais brasileiras.

Hotelaria

O melhor local para se hospedar em Palmas é na região central, próximo a Praça dos Girassóis. Por ali, diversos hotéis, pousadas e hotels ficam à disposição do visitante.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destaque por: Flávio André – MTUR