Alfenas, porta de entrada para o mar doce mineiro

Conhecida pela sua universidade, e principalmente pelo curso de veterinária, a cidade de Alfenas, em Minas Gerais, vibra com a vida estudantil, oferecendo também uma vida noturna intensa.

Foto por Valdirdoprado, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

O município é banhado pelo lago de Furnas, um dos maiores da América Latina. Suas margens somadas ultrapassam 3 mil km, o equivalente a quase metade do litoral brasileiro. Alfenas vem sendo descoberta como portal de entrada para o grande “Mar Doce” de Minas Gerais, que permeia terras de 34 municípios. Suas características permitem a navegação de diversos tipos de embarcações, inclusive veleiros. A prefeitura municipal construiu neste ano a primeira rampa náutica pública do município, a menos de 3 km do centro da cidade, onde o turista poderá ter acesso ao lago de Furnas e obter informações sobre distâncias e pontos turísticos do lago. Nas margens, as atrações ficam por conta dos bons restaurantes que servem traíra frita.

Fazendo parte da rota da Estrada Real, algumas construções coloniais compõem a paisagem, como a Igreja Matriz, construída em 1832 por resolução do Imperador D. Pedro II, que se consagra como um dos principais patrimônios históricos tombados da cidade. 

O Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas propõe três frentes de ação: é um instrumento eficaz para uma política de preservação do patrimônio cultural da UNIFAL-MG; é um espaço de relação entre os discentes, docentes, técnicos-administrativos, ex-alunos e comunidade externa com a memória da Universidade; e disponibiliza, por meio de seus objetos e fotografias, material de consulta para pesquisas referentes à memória e patrimônio da UNIFAL-MG e da região do sul de Minas, já que, devido aos seus 100 anos de existência, teve e tem influência na história desta região. 

Embora pareça estranho, o Zoológico Municipal oferece aos visitantes piscinas abastecidas por fontes naturais, quadras de vôlei, basquete e peteca, oito banheiros, duchas e restaurantes.

A economia da cidade se baseia, principalmente, na agropecuária, e, em outubro, acontece a Exposição Agropecuária e Industrial de Alfenas, uma das mais importantes do país, com exposições de gado, máquinas agrícolas, novidades industriais e várias apresentações artísticas, que atrai visitantes de todo o Brasil.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Valdirdoprado, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons