Search
quarta-feira 20 março 2019
  • :
  • :

Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina

Palácio Cruz e Sousa

Interior do Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina. Foto: Ana Lucia Santos

Arquitetura, cultura e história…

Palácio Cruz e Sousa

Fotos Marcio Masulino

Criado em 1978, possui um acervo variado e dividido em categorias:

Acervo Arquitetônico – o próprio prédio em que o museu está instalado, o Palácio Cruz e Sousa, tombado em 1984 como patrimônio histórico do Estado, é representante da arquitetura eclética do final do século XIX, caracterizado por uma conciliação de estilos, como o barroco e o neoclássico.

Acervo Arqueológico – composto por 68.517 oriundas de escavações feitas nos jardins do Palácio Cruz e Souza como: fragmentos de porcelanas, grés, ossos e artefatos domésticos, de uso cotidiano dos séculos XVIII, XIX e XX, talheres, louças, garrafas, escovas etc.

Acervo Arquivístico – documentos sobre a história do Museu. Acervo Bibliográfico – com 380 exemplares, incluindo livros, periódicos, CDs e DVDs.

Acervo Museológico – com peças de mobiliários, pintura, esculturas, documentos impressos, medalhas, fotografias, armamentos etc.

Patrimônio Arquitetônico

Palácio Cruz e SousaComo Casa de Governo, começou a ser construído em meados do século XVIII quando foi criada a Capitania de Santa Catarina. O primeiro governador a habitá-lo foi o brigadeiro José da Silva Paes. Muitas ampliações e modificações foram feitas ao longo dos anos, porém a mais significativa e que perdura até os dias atuais foi no período de 1894 a 1898.

Entre muitos detalhes, destaque para as dez estátuas externas feitas por Gabriel Silva, famoso escultor italiano. O Palácio Rosado (como é popularmente conhecido) foi construído em estilo eclético, pois mistura o barroco e o neoclássico. No interior, as escadarias em mármore Carrara e a marchetaria no assoalho dão o toque de luxo e altivez do local. No jardim está o Mausoléu que guarda os restos mortais Cruz e Sousa.

Onde: Praça XV de Novembro, 227 – (48) 3665-6363 – Centro.

 

Clique aqui para saber mais sobre  turismo, esportes e meio ambiente da cidade de Florianópolis

 




Deixe uma resposta