Search
quarta-feira 20 março 2019
  • :
  • :

Esculturas e Monumentos das Serras Catarinense e Gaúcha

esculturas e monumentos-Monumento Tropeiro - Foto Toninho Vieira

Monumento Tropeiro, belo exemplo de esculturas e monumentos na Serra Catarinense.  Foto Toninho Vieira

Nada mais simbólico da valorização da cultura e da história de um povo do que monumentos erguidos em homenagem a alguém ou a algum movimento da região. Nas cidades dos “Caminhos da Neve”, essas homenagens são constantes e imortalizam a referência a seus antepassados a fim de perpetuar toda a trajetória de formação das cidades.

MONUMENTO “O TROPEIRO”

Com nove metros de comprimento, três esculturas simbolizam o século XVII, quando os tropeiros reinavam na região levando mercadorias para o resto do país. Aqui, uma alusão ao fundador da atual cidade de Lages, Correia Pinto. O autor desta magnífica obra é José Cristóvão Batista. Onde: Av. Luiz de Camões, 113 – Lages.

esculturas e monumentos-Monumento Família de Imigrantes

Monumento Família de Imigrantes

FAMÍLIA DE IMIGRANTES

Com o objetivo de resgatar a história da imigração alemã por meio de esculturas em pedra, um roteiro histórico e cultural o Esculturas Parque Pedras do Silêncio foi criado por historiadores e por descendentes dos primeiros imigrantes.

Depois, Cristovão Hullen, Rogério Bertoldo e Rodrigo de Azevedo, três escultores gaúchos, esculpiram as 80 esculturas em arenito para, a cada cinzelada, dar forma ao dia a dia dos colonos. O parque, cujo nome é inspirado no silêncio das pedras, é a realização do sonho dos irmãos Valmor e Claudionor Heckler.

Onde: Rua Emílio Dinnebier Filho, 560 – (54) 99994-9995 – Nova Petrópolis.

 

MONUMENTO ÀS LAVADEIRAS

Monumento às Lavadeiras - Foto Toninho Vieira

Monumento às Lavadeiras – Foto Toninho Vieira

Conhecido como Tanque, foi construído no início do povoado (1771), utilizando quatro fontes naturais, para que as mulheres pudessem lavar as roupas. Um local seguro, sem possíveis ataques de índios. O Monumento é uma homenagem ao cotidiano dos primeiros habitantes da cidade. Sua autoria é de José Cristóvão Batista. Onde: Rua Caetano Vieira da Costa – Lages.

 

CARRO DE MOLAS

esculturas e monumentos-Monumento Carro de Molas - Foto Sandro Scheurmann

Monumento Carro de Molas – Foto Sandro Scheurmann

Uma homenagem ao meio de transporte onde mercadores carregavam produtos regionais para a venda no local onde hoje é a Praça Vidal Ramos Sênior. A escultura foi esculpida em cimento pelo artista José Cristóvão Batista, autor de outras esculturas históricas espalhas pela cidade de Lages. Onde: Praça Vidal Ramos Sênior – Lages.




Deixe uma resposta