Toda atividade esportiva feita em montanha chama-se montanhismo, ou seja, escalada, trilha e rapel são atividades do montanhismo. O marco zero do montanhismo foi a escalada do Mont Blanc com seus 4.808 m, nos idos de 1786. Antes dessa data, muitos já haviam estado em pontos bem elevados do planeta, porém essa conquista mudou de forma definitiva a imagem assustadora que os grandes cumes tinham para as pessoas. A maioria dos picos, coberta por neve ou nuvens, guardava segredos que a imaginação humana sempre relacionara com deuses ou monstros sombrios.
Por aqui, a topografia do Circuito Mantiqueira é um convite incessante a essas modalidades, em geral praticadas nos seguintes lugares: em Campos do Jordão no Horto Florestal; no distrito de São Francisco Xavier, nas cachoeiras das Couves, do Roncador e do Sabão; em Monteiro Lobato, no Pico do Trabiju; em Pindamonhangaba, nas Falésias do Paraíso; em Piquete, no Pico dos Marins; em Santo Antônio do Pinhal, nas cachoeiras Eugênio Lefévre e do Lageado, e em São Bento do Sapucaí no Complexo do Baú e na cachoeira do Toldi. Citamos aqui os pontos mais conhecidos, porém existem centenas de outros locais e cada um deles apresenta uma paisagem mais bela do que a outra.
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…