Europa

Igrejas em Lisboa: templos de amor e fé

As Igrejas em Lisboa, incluindo os conventos, santuários, basílicas, capelas, criam um roteiro incrível de Turismo Religioso. A arquitetura diversa, a riqueza de detalhes internos e a história de cada uma delas cria uma experência riquissima para o visitante.

Além do Mosteiro dos Jerónimos e a Sé de Lisboa que são as principais igrejas em Lisboa, sem contar a Basílica de Nossa Senhora de Fátima nos arredores de Lisboa, listamos aqui outras que valem a visita.

Igreja de Santo Antônio. Foto Rob Oo

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO

Visitada pelo Papa João Paulo II em 1982, a igreja foi erguida em 1767, substituindo uma capela do século XV. Este é o local de nascimento do Santo, e onde viveu antes de viajar pelo mundo difundindo a fé cristã. É a sua casa por excelência e guarda sua imagem, intacta apesar do terremoto que assolou a cidade.

Onde: Largo de Santo António da Sé, 1100-401 Lisboa

Igreja da Conceição Velha. Foto Alves Gaspar

IGREJA DA CONCEIÇÃO VELHA

Referência do estilo manuelino, a igreja está localizada na Rua da Alfândega, centro de Portugal. Ela foi construída após o terremoto de 1755 que praticamente destruiu a antiga Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Lisboa, que ficava neste local.

Onde: Rua da Alfândega 108, 1100-585 Lisboa

Mosteiro de São Vicente de Fora. Foto Vernaccia

MOSTEIRO SÃO VICENTE DE FORA

Em 1147, durante o cerco a Lisboa, D. Afonso Henriques prometeu construir um mosteiro em homenagem a São Vicente, caso conseguisse conquistar a cidade. O Mosteiro que já foi ocupado por cônegos da Ordem Regrante de Santo Antônio, presenciou a passagem de Santo Antônio em sua época de monge. Hoje, o edifício abriga os serviços da cúria diocesana, onde o Cardeal Patriarca de Lisboa governa a Diocese. Um espaço museológico guarda o legado do Patriarcado de Lisboa.

Onde: Largo de São Vicente, 1100-572 Lisboa

Panteão de Santa Engrácia. Foto J Ganzarain

PANTEÃO DE SANTA ENGRÁCIA

Destinado a homenagear e perpetuar a memória de ilustres cidadãos portugueses que exerceram algum papel relevante na defesa dos ideais da nação, o Panteão Nacional, por decreto, foi instalado na Igreja de Santa Engrácia, situada na atual freguesia de São Vicente. Considerado o primeiro monumento barroco no país, possui em seu interior diversos tipos de mármores e cores.

Onde: Campo de Santa Clara, 1100-471 Lisboa

Basílica da Estrela. Foto Alves Gaspar

BASÍLICA DA ESTRELA

No intuito de cumprir uma promessa, D. Maria I e D. Pedro III, na metade do século XVIII, após terem seu desejo satisfeito, um filho, iniciaram a construção do templo. A escola de arquitetura de Mafra foi a responsável pela construção que mescla os estilos barroco final e neoclássico. Porém, o menino faleceu de varíola dois anos antes da igreja ficar pronta. Um convento de freiras carmelitas funcionou no local. O templo ainda possui o título de primeira igreja no mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

Onde: Praça da Estrela, 1200-667 Lisboa

Capela de Nossa Senhora da Saúde. Foto Vitor Oliveira

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Por iniciativa dos artilheiros de Lisboa e em homenagem à São Sebastião, protetor de males como fome, guerra e pestes, em 1505, ela foi erguida. Em 1569, foi dedicada à Nossa Senhora da Saúde, recebeu sua imagem. E assim é uma das igrejas de Lisboa que ficou conhecida até os dias atuais.

Onde: Praça Martim Moniz 1100-341 Lisboa

Igreja de São Roque. Foto Vitor Oliveira

IGREJA DE SÃO ROQUE

Uma ermida dedicada ao santo protetor dos pestíferos (contagiosos) foi construído em 1506. Aqui foi instituído a irmandade São Roque e, em 1553, sob os cuidados da Companhia de Jesus, foi construído o templo que visitamos hoje, porém, com a capela preservada em seu interior.

Onde: Largo Trindade Coelho 1200-470 Lisboa

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Foto Divulgação

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CABO ESPICHEL

Em 1410, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora do Cabo na extremidade do Cabo Espichel. O local onde dois senhores a encontraram fora previamente mostrado em seus sonhos. A atual igreja foi construída de costas para o mar e finalizada em 1707. Painéis de azulejo contam a lenda da Senhora do Cabo.

Onde: Cabo Espichel 2970 Sesimbra

Convento do Carmo. Foto Waldo Miguez

CONVENTO DO CARMO

O antigo convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância já foi considerado a principal igreja em estilo gótico da capital. Em virtude do terremoto de 1755, foi praticamente destruída e suas ruínas hoje abrigam o Museu Arqueológico do Carmo.

Onde: Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.

Marcio Alves

Posts Recentes

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

18 horas atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

18 horas atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

18 horas atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

19 horas atrás

Lazer e entretenimento pertinho da capital

Foto: Cláudio Lacerda Oliva O que já era bom, ficou ainda melhor. O Cyan Resort…

2 dias atrás

Monte Verde combina aventura e descanso para o Dia dos Pais

Pedras e Sonhos. Foto: Marcio Masulino O Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para…

2 semanas atrás