Basílica de Nossa Senhora de Fátima em Portugal

Um dos maiores centros de peregrinação em honra à Virgem Maria. O complexo religioso de Fátima é duas vezes maior que a de Praça São Pedro, no Vaticano, e atrai mais de 7 milhões de fiéis por ano.
Está a 120 quilômetros de Lisboa e a 180 km do Porto, 300 metros acima do nível do mar. O nome da cidade tem origem moura, uma vez que Fátima era o nome da filha de Maomé. Até 1917 era uma simples aldeia desconhecida que vivia da agricultura, até que se iniciaram as aparições de Nossa Senhora aos 3 pastorinhos. Daí em diante, o comércio, a hotelaria e o turismo tomaram conta do local, procurando atender à demanda de peregrinos.

Basílica de nossa senhora de fátima
Os pastorinhos

No local exato da primeira aparição foi erguida uma capelinha e desde então o complexo não parou de crescer.

Túmulo de Francisco

Nos anos 50 foi construída a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com uma torre de 65 metros de altura e 62 sinos. Nesta basílica neo barroca, estão os túmulos dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto e, desde 2006, o da Irmã Lúcia, transladado do Convento Carmelita de Santa Teresa.

Em 2007, em comemoração aos 90 anos das aparições, foi inaugurada a Igreja da Santíssima Trindade, a quarta maior do mundo, com capacidade para receber nada menos do que nove mil pessoas sentadas.

Basílica de nossa senhora de fátima
Basilica de Nossa Senhora de Fátima

Aljustrel é a pequena aldeia onde nasceram as três crianças a quem Nossa Senhora apareceu, em 1917. Lá é possível visitar suas casas. Está próxima de Fátima, assim como a Cova da Iria, o lugar onde Nossa Senhora apareceu cinco vezes aos videntes.

Basílica de nossa senhora de fátima

Conheça em detalhes a história da Santa.