Chalet da Condessa d’Edla, romântica edificação

Chalet da Condessa d’Edla
Foto Rui Beja

O Chalet da Condessa D’Edla, situado no Parque da Pena em Sintra, foi construído na segunda metade do século XIX a mando de D. Fernando II como presente para a sua segunda esposa, Elise Hensler, a Condessa d’Edla. A arquitetura projetada seguiu a tendência dos chalés alpinos. A romântica edificação está rodeada por um jardim ricamente elaborado com espécies provenientes de todas as partes do mundo.

Elise Friederike Hensler nasceu na Suíça em 1836. Morou nos Estados Unidos e estudou em Paris. Cantora, poliglota, pintora, florista e escultora, foi mãe solteira aos vinte e um anos. Em 1860, fez uma turnê na cidade de Lisboa, quando, na plateia figurava D. Fernando II, o qual imediatamente se apaixonou por Elise.

O polêmico casamento foi realizado com sucesso, mas antes Elise recebeu o título de Condessa para ser elevada à categoria de Nobres. Como esposa, abandonou a música, mas não o seu amor às artes, sendo incentivadora de vários artistas renomados da época. Após a morte de D. Fernando II, Elise recebeu vários bens de herança como o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, que mais tarde foram comprados pelo rei D. Carlos I. Elise faleceu aos noventa e dois anos ao lado de sua única filha, Alice Hensler.

Veja também o post completo sobre Sintra, sua história e principais pontos turísticos, como Castelo dos Mouros, Panlácio Nacional, Convento dos Capuchos e muitos outros.

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.