Farol do Cabo da Roca, onde a terra se acaba e o mar começa…

farol do cabo da roca
Farol do Cabo da Roca. Foto Rui Cunha

O Farol do Cabo da Roca está situado no Parque Natural de Sintra-Cascais. Foi construído, em pedra, no ano de 1772, e está no ponto mais ocidental do continente europeu. Uma lápide registra a frase do maior escritor português, Luís de Camões, quando este se refere ao Farol como: “Aqui… Onde a terra se acaba e o mar começa…”.

Entre os seis faróis da costa portuguesa, o do Cabo da Roca é o segundo mais antigo. Em 1843, foi reestruturado com dezesseis candeeiros com refletores parabólicos movidos a azeite. Quarenta nos mais tarde, o Plano Geral de Alumiamento e Balizagem de Portugal autorizou a utilização da energia elétrica para seu funcionamento, o que veio a ocorrer em 1897.

O Farol do Cabo da Roca é pitoresco, com rica fauna e flora. Muitos observadores de pássaros costumam visitar o Farol, pois as aves que aqui habitam são curiosas e únicas como o andorinhão-preto e o real, o falcão-peregrino, a alvéola-branca, o pardal-das-neves, entre outros.

Além da visão fantástica do oceano Atlântico, das falésias, dos promontórios e dos rochedos, podemos conhecer a loja de lembranças e saborear pratos deliciosos no Restaurante Cabo da Roca.

Veja também o post completo de Sintra e conheça sua história e principais pontos de atração

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo