Com a troca de informações somada à diversidade do mundo globalizado, a gastronomia tomou um impulso de conhecimento de vários ingredientes que hoje são acessíveis a todos. A facilidade de incorporar novos sabores a pratos tradicionais e também de dar a eles uma nova apresentação, transformou, principalmente nos maiores centros urbanos, a culinária.
Os primeiros que ousaram sair do tradicional foram os grandes Chefs de renome internacional que, com muita pesquisa, criaram um novo estilo. E, a essa mistura de várias origens, damos o nome de Cozinha Gastronômica. Em Santos, um ingrediente estudado para compor pratos é a famosa cuca, fruta da árvore chapéu-de-sol, que margeia toda a extensão do jardim da praia. Concluindo, hoje a culinária volta a ser a alquimia, conferindo aos chefs o poder de transmutação dos sabores.
Chapéu de Sol
Árvore típica de beira de mar, é conhecida como amendoeira-da-praia, castanhola, sete-copas, entre outros. Especificamente em Santos, seus frutos são chamados de cuca, enquanto que no resto do mundo são chamados de amêndoa. Seus frutos são muito apreciados por morcegos. A sua madeira é vermelha, sólida e resistente à água e era utilizada para fazer canoas na antiga Polinésia. Os moradores antigos de Santos usam suas folhas para fins medicinais.
Para saber mais sobre Santos, clique aqui