Aquário Municipal de Santos

Aquário Municipal de Santos-Turismo-aquario-fachada-IMG_5051-bx
Fachada do Aquário Municipal de Santos. Fotos Marcio Masulino

Tradição em turismo educativo

Um dos locais mais visitados do Estado de São Paulo, o Aquário Municipal está na lembrança de muitas gerações. Atualmente, reformado e mais didático, oferece ao visitante tanques temáticos importantes, como o dos pinguins, o do lobo-marinho, o amazônico, entre tantas outras atrações, como tubarões, pacus, tartarugas, polvos, recifes de corais etc. Sua fachada foi criada pelo ambientalista Robert Wyland.

Projeto pioneiro no país, o Aquário de Santos, localizado no bairro da Ponta da Praia, foi inaugurado em 1945.  Foi uma iniciativa do Prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos, para abrigar variada coleção de espécies vivas ligadas ao ambiente marinho. Essa obra foi considerada arrojada para a época e, devido à sua importância, o Presidente da República, Getúlio Vargas, esteve presente ao evento.

Vale ressaltar que essa foi uma gestão cujo foco principal consistia em investir no potencial turístico da cidade, portanto outras obras de envergadura foram inauguradas, como os Postos de Salvamento nas praias, a Ponte dos Práticos, a abertura da Av. Saldanha da Gama, o Orquidário, e trechos do que se tornou o maior jardim de orla de praia do mundo.

Estudo da vida marinha em cativeiro

Idealizado com 1.000 m², hoje o Aquário de Santos conta com uma área de 3.515 m².  É muito respeitado no mundo científico pelo trabalho realizado por veterinários e biólogos ao longo de seus 60 anos dedicados ao estudo da vida marinha em cativeiro. Também foi pioneiro na reabilitação de pinguins, experiência que norteou a criação do protocolo de atendimento a essa espécie no país e, em parceria com o projeto TAMAR, marca as tartarugas para identificação das rotas migratórias.

Mantém 4 mil animais expostos em habitats fielmente reproduzidos em 1,1 milhão de litros de  água doce e salgada, filtradas diariamente. Pelas próprias características do parque, a qualidade da água é questão fundamental para a saúde dos animais e por isso é tratada com tecnologia de ponta e está classificada entre os melhores padrões internacionais.

Visitar o Aquário de Santos é como entrar em contato com um mundo desconhecido. Vislumbrando coreografias elaboradas, ficamos maravilhados com o colorido exuberante de tantas vidas pulsando em todo o seu esplendor, experiência que nos leva a repensar nossa relação de responsabilidade com os mares e os rios de nosso planeta.

Aberto de terça a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 20h.
Onde: Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n – (13) 3278-7830.

Para saber mais sobre turismo educativo visite o portal Para Fora da Sala

Clique nos links para saber mais sobre turismo, meio ambiente e cultura em Itanhaém e no Litoral Paulista

 

Aquário Municipal de Santos-Turismo-aquario-peixes-IMG_5100-bx
Citrinelo – apresenta coloração que o confunde com o ambiente
Aquário Municipal de Santos-Turismo-aquario-lobo-marinho-abare-IMG_5169-bx
Lobo marinho chamado Abaré, é a grande atração

 

 

 

 

 

 

 

Aquário Municipal de Santos-Turismo-aquario-pinguin-de-magalhaes-IMG_5131-bx
Pinguim de Magalhães em recuperação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pacu - invade florestas inundadas para comer as frutas que caem das árvores. Vive em rios subtropicais
Pacu – invade florestas inundadas para comer as frutas que caem das árvores. Vive em rios subtropicais
Tubarão lixa - encontrado em águas rasas tropicais, se alimenta de moluscos, crustáceos e peixes
Tubarão lixa – encontrado em águas rasas tropicais, se alimenta de moluscos, crustáceos e peixes