Turismo Náutico – Passeios de barco em Cananeia

passeios de barco em Cananeia
Passeios de barco em Cananeia na região do Lagamar. Foto: Rafael Neddermeyer

Juntamente com Ilhabela e São Vicente, o Turismo Náutico em Cananeia tornou-se uma referência no estado de São Paulo pela variedade de roteiros, lindas paisagens e atividades proporcionadas aos turistas. Para a análise dos critérios adotados na votação, a Revista Veja e a Skal Internacional premiaram a cidade pelo empenho, dinâmica, acessibilidade e organização dos que compõem e participam desse segmento turístico. Aqui, iremos citar alguns roteiros interessantes a serem feitos e imperdíveis para quem que visitar Cananeia sob uma nova ótica.

passeios de barco em Cananeia
Os botos de Cananeia são um espetáculo a parte. Foto: Márcio Masulino

Observação de Golfinhos

Como dissemos anteriormente, a região de Cananeia é um berçário para a vida marinha. Essa riqueza está principalmente nos manguezais que são o resultado das águas dos rios que se unem com a do mar com uma quantidade enorme de material orgânico, fonte de alimentação para várias espécies. Atraídos para cá, peixes fazem do local, ponto de desova. Essa cadeia atrai peixes maiores e estes atraem também os botos-cinza. São muitos deles que vivem na área estuarina e dão um verdadeiro espetáculo.

Com esse cenário fantástico, somado à organização das associações de donos de embarcações e à infraestrutura da cidade, hoje, a observação de golfinhos é uma realidade. Com embarcações saindo do Trapiche Municipal até a Baía de Trapandé, os botos-cinza ficam próximos à praia do Itacuruçá, na Ilha do Cardoso. A procura por esse atrativo é tanta, que até os pescadores se envolveram e mudaram de atividade.

Essa prática de turismo é uma das melhores, pois é sustentável, desenvolve economicamente a região e, ao mesmo tempo realiza pesquisas científicas e a conscientização da preservação do animal. Um exemplo da importância do boto–cinza é tão grande que, entre 2011 e 2012, o Projeto Boto-Cinza foi selecionado para participar do Programa Petrobras Ambiental.

Observação noturna do jacaré-de-papo-amarelo

Foto: Cleber Kouyomdjian

Outro passeio náutico pra lá de inusitado é o noturno nas águas fluviais do Complexo Estuarino de Cananeia para a observação do jacaré-de-papo-amarelo. O embarque é feito no Trapiche Municipal. Pela preservação ambiental da região, o Complexo Estuarino Lagunar é caracterizado por um canal marinho denominado Mar Pequeno, com enorme quantidade de matéria orgânica originária dos rios que compõem o Complexo, formando assim o habitat perfeito para essa espécie, que é encontrada com certa abundância, principalmente nos rios Jacó e Olaria, em Cananeia e  os rios Boguaçu e Nóbrega, em Ilha Comprida.

passeios de barco em Cananeia
Mais passeios de barco em Cananeia.  Foto: Márcio Masulino

Ilhas de Cananeia

Aqui, a ideia é você alugar um barco e navegar entre as pequenas ilhas de Cananeia e também a do Cardoso. São inúmeras paisagens de tirar o folego que vão fazer você entender a geografia local.

Roteiro IguapeIlha CompridaCananeia

Em um passeio de 10 horas, você verá o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, a Vila de Marujá, Cananeia, a Vila Fantasma, manguezais, botos, aves marinhas e paisagens que compõem um dos mais importantes ecossistemas brasileiros.

Parada no Pontal Leste, na Barra de Ararapira, com mares de dentro e de fora e a observação dos guarás. Aqui o almoço é preparado pela Associação das Mulheres de Pescadores.

Para todos esses passeios indicamos entrar em contato com a Central de Turismo de Cananeia

Onde: Avenida Independência, 374 – (13) 3851-5100.

Leia mais informações sobre Cananeia e outras cidades do Litoral Paulista