Casa da Alfândega em Florianópolis

Casa da Alfândega em Florianópolis-Marcio Masulino
Fachada da Casa da Alfândega em Florianópolis. Fotos Marcio Masulino

 

Um mistério ronda o prédio da Casa da Alfândega em Florianópolis: uma explosão de enormes proporções ocorrida em 1866. Essa explosão  simplesmente destruiu todo o edifício, inclusive seus alicerces. Além disso, abalou outros prédios situados próximos e deixou um saldo de 10 mortos. Todavia, com esse infortúnio, foi inaugurado em 1876, a mando do presidente da província, José Tomé da Silva, outro edifício, em estilo neoclássico com um total de 1300m², que por 90 anos serviu ao porto de Florianópolis.

E, somente em  1964, as atividades portuárias foram encerradas, portanto a Alfandega foi desativada. A edificação foi tombada em 1975. Atualmente abriga o projeto Centro da Cultura Popular e a Galeria do Artesanato que tem como objetivo preservar e valorizar a cultura catarinense, abrindo espaço para cerca de 120 artesãos de todo o Estado de Santa Catarina.

 

 

 

 

Largo da Alfândega

O Largo da Alfândega é um ponto de encontro de moradores e turistas. Foi construído na década de 1970, em seguida ao aterramento da área ao redor da Antiga Alfândega. Aqui podemos assistir a shows e passarmos as tardes em banquinhos ao redor do chafariz.

Onde: Rua Conselheiro Mafra, 141 – Centro.

Para saber mais sobre cultura, história e turismo de Florianópolis, clique aqui