Sem categoria

Cananeia a Maternidade do Atlântico

[3d-flip-book mode=”thumbnail-lightbox” urlparam=”fb3d-page” id=”22881″ title=”false” lightbox=”dark”]

Cananeia, a maternidade do Atlântico, capital do turismo educativo no Brasil e primeira vila do país.
Como não se apaixonar por tal lugar? Dos sambaquis aos dias atuais, a cidade preserva sua história, o meio
ambiente e a cultura de suas comunidades tradicionais: indígena, quilombola e caiçara.

A diversidade de sua fauna e a maravilhosa flora de sua Mata Atlântica encanta não só os diversos turistas, mas também a população local que, mesmo habituada a tais paisagens, para suas atividades ao longo do dia para admirar o meio em que vivem.
Essa revista traz um pouco desse rico universo cultural em suas páginas e a beleza desse lugar único em suas imagens. Tenho plena convicção de que, assim como eu, você se apaixonará por essa terra e essa gente.
Boa leitura!

Para saber mais sobre Cananeia, veja a página da cidade no nosso portal

Leia o depoimento final da revista (por Márcio Alves)

CANANEIA FOI UMA PAIXÃO À PRIMEIRA VISTA. A primeira vez em que visitei a cidade foi para fotografá-la para a revista Cidade&Cultura – Litoral Paulista, há uns quatro anos atrás.
Tinha poucos dias para ficar na cidade e por isso agendei um passeio de barco para a manhã do dia seguinte. Antes do sol raiar, já estava com o Ilzo, pescador e monitor local, me preparando para um dia de captura de boas imagens.

O sol nascendo no horizonte trazendo uma luz alaranjada no mar, pescadores se preparando para mais uma jornada e famílias de golfinhos brincando ao redor do barco.

Mais à frente, um enorme banco de areia abrigava uma quantidade enorme de aves que aproveitavam a maré baixa para se alimentarem. Guarás, Biguás, Talha-mares e Gaivotas dividiam o harmoniosamente o espaço. Entrei em êxtase!
Como os paulistanos podem desconhecer a beleza e a importância deste paraíso no extremo sul do nosso litoral? Foi a pergunta que me fiz, envergonhado por fazer parte desse grupo.

Por um motivo que até hoje não entendi, os paulistas denominam como litoral sul a região abaixo da chamada Baixada Santista, Itanhaém, Peruíbe… Já a região que abriga Iguape, Ilha Comprida e Cananéia está dentro do Vale do Ribeira, uma denominação que não permite entender com clareza que esta região litorânea do vale é o nosso verdadeiro litoral sul. E que litoral fascinante!Maternidade do Atlântico, berçário de inúmeras espécies de animais.

Durante o ano todo a cidade recebe alunos das mais variadas escolas do Estado de São Paulo para estudarem o meio ambiente. Para entender o impacto que as atividades humanas, urbanas ou rurais, causam no meio em que vivem e as consequências destas na vidas de todos. Por tal aptidão natural, a cidade recebeu informalmente o título de Capital do Turismo Educativo no Brasil.

Isso enche de orgulho os cidadãos cananeienses e os fazem, na minha opinião, ter um motivo a mais para serem referência na conscientização e preservação do meio ambiente onde vivem.

No entanto, muito ainda há de ser feito para garantir um crescimento sustentável, que respeite as comunidades tradicionais e traga benefícios para a população, preservando de fato a natureza.
Que o país descubra a beleza desta região, se orgulhe de mais esse paraíso brasileiro e que aprenda com a população local que uma maternidade é um local sagrado, exige silêncio, cuidado e respeito.

Marcio Alves

Posts Recentes

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

7 horas atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

3 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

3 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

4 dias atrás

Novo conceito e abertura do zoológico em Serra Negra

Empreendimento voltado à conservação do bioma, à educação ambiental e ao Turismo Sustentável reinaugura na…

4 dias atrás

Férias em Brotas, adrenalina e conforto no turismo de aventura

Brotas Eco Hotel Fazenda tem pacotes especiais para transformar as férias de janeiro em uma…

4 dias atrás