Search
quarta-feira 20 março 2019
  • :
  • :

Fotografia e cultura – A receita do workshop de Ricardo Martins

Fazenda Boa Vista – Foto: Ricardo Martins

O premiado fotógrafo Ricardo Martins, reconhecido como um dos melhores fotógrafos de natureza do país e autor de mais de cinco livros de fine art deste tema, passou a desenvolver workshops em outro segmento de seu interesse, a cultura. “Em meio aos trabalhos voltados à natureza,  sempre busquei retratar também o modo de vida, a cultura, as expressões artísticas e o patrimônio histórico das regiões por onde passei”.

Conheça mais sobre Ricardo Martins

E foi a partir deste olhar que Ricardo Martins teve a ideia de conceber um novo formato de aula onde o aluno pudesse, antes de iniciar a parte técnica e prática, aprender sobre cultura e história do local e dos objetos a serem fotografados. Bananal na região do Vale Histórico foi a cidade escolhida para “testar” o conceito. “Eu já conhecia a cidade de Bananal e seu patrimônio arquitetônico e cultural em função do livro Riquezas de um Vale e sabia da importância histórica da região. Planejei o curso convicto que agradaria os participantes, mas ainda receoso com a receptividade de todos”.

Ricardo estrutura as atividades de forma a primeiro envolver os participantes com a cultura local e, para isso, contrata apresentações locais com informações relevantes . No caso de Bananal, as palestras foram dadas pelos proprietários da Fazenda Loanda e Fazenda Conceição e fizeram toda a diferença nas imagens fotográficas do grupo. “A partir do conhecimento, estimulo o sentimento e a presença. Ensino a importância de se fotografar primeiro com o olhar e só depois buscar na técnica e no equipamento a realização da imagem”.

No último dia do encontro, Martins separa três imagens de cada aluno e algumas suas (para ilustrar algumas técnicas) para depurar a percepção e olhar fotográfico de todos. É neste momento que recebe também o feedback do grupo. “Fiquei surpreso de ver a satisfação dessa turma e o interesse de todos nesse modelo que agrega fotografia e cultura”.

Sobre as próximas iniciativas, ele coloca: “Já programamos um novo Workshop em Bananal para outubro próximo e, provavelmente, farei ainda este ano, um encontro em Cananeia, agregando cultura, fotografia e meio ambiente”.

Para saber mais: ricardomartins.org

 




Deixe uma resposta