Em Vitória aproveite as praias, a moqueca e a cultura diversificada

Parque da Fonte Grande. Foto Vitor Jubini/MTur

Fundada em 1551, a capital mais antiga do Sudeste brasileiro concentra atrações históricas que podem ser conhecidas em um passeio a pé pela Cidade Alta. Vitória, no Espírito Santo, conta com amplas avenidas, ruas arborizadas, muita orla e espaços públicos que agradam a todos os tipos de visitantes.

A ilha é famosa, no entanto, por seu disputado litoral. Coloque no roteiro destinos como Camburi, Curva da Jurema e Ilha do Boi. Amantes de esportes radicais podem praticar windsurfe, kitesurfe e stand up paddle. Passeios de escuna também são uma opção. Outros trechos badalados se encontram na Ilha do Frade, com piscinas naturais entre pedras e pequenos trechos de mar aberto na Praia das Castanheiras.

Para quem gosta de animação, a dica para quem visita Vitória é a Praia do Canto. O local ganhou o apelido de Triângulo das Bermudas e é onde se concentram diversos barzinhos e restaurantes. Durante o dia, aproveite as lojinhas, o calçadão, quiosques e feiras de artesanato local.

É na Praça João Clímaco que está situado o Palácio Anchieta, antigo convento transformado atualmente em sede do governo estadual. Sua construção data início no ano de 1573, mas a finalização só ocorreu em 1759. Nas imediações, há edifícios religiosos dos séculos XVI e XVII: a Capela de Santa Luzia, as igrejas de São Gonçalo e do Rosário, e o Convento de São Francisco que preserva até hoje a fachada original.

Mais recentes, a Catedral Metropolitana (1920) tem estilo neogótico e o Teatro Carlos Gomes (1927) foi inspirado no Teatro Scala, de Milão. Complete a volta ao passado com uma visita ao museu Solar Monjardim onde há objetos dos séculos XVIII e XIX.

Moqueca Capixaba. Foto Marcelo Moryan/MTur

Os capixabas costumam dizer que moqueca boa é moqueca feita em panela de barro. Iguaria símbolo do Estado, o prato típico com frutos do mar pode ser encontrado em diversos restaurantes em Vitória e deve ser provado sem moderação.

*Foto Destaque por: Vitor Jubini/MTur