Cornélio Procópio, uma das mais importantes cidades do Paraná

A cidade paranaense de Cornélio Procópio é uma das mais ricas da sua região, com várias universidades, indústrias e destaque no agronegócio. 

Foto por Newton C Braga, via Wikimedia Commons

Quem visita a cidade tem muitos pontos turísticos para conhecer, como o Monumento Cristo Rei, construído em 1958, que é a maior estátua sacra de bronze da América Latina, com quase 24 metros de altura. Instalado no ponto mais alto da cidade, proporciona uma bela vista panorâmica, além de árvores, pista de skate, parque infantil e lanchonetes à sua volta. Possibilita momentos de lazer aos moradores e turistas.

A Catedral Cristo Rei com 600 m2, em estilo românico, tem forma da cruz romana, com uma nave central e duas naves laterais, onde está a imagem de “Cristo Rei” esculpida em madeira com detalhes em ouro. Um dos objetos de destaque é o Ostensório, todo banhado a ouro, trazido da Alemanha.

Tem ainda o Museu Histórico de Cornélio Procópio, com acervo cultural com objetos, instrumentos, móveis e roupas dos pioneiros, que mostra a história do município e a colonização, além de uma réplica, em tamanho natural, do primeiro estabelecimento comercial, com cenários, maquetes e fotos das primeiras décadas da cidade.

Já no Museu de História Natural Mozart de Oliveira Vallim, instalado na antiga Estação Ferroviária KM 125, reúne cerca de 1.500 animais taxidermizados expostos em seu habitat natural, além de peças de arqueologia, antropologia indígena, paleontologia, geologia e entomologia. É um dos maiores acervos da América do Sul.

A cidade guarda espaços ecológicos, ótimos para passear e relaxar, como o Parque Estadual Mata São Francisco, com área de preservação ambiental com 832,57 hectares, formado pela Mata Atlântica. Tem trilhas, pontes, lanchonete, sanitários e o Portal, que é a casa dos atendentes. Há também o Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida, criado em 1967, que fazia parte da Mata Atlântica da região norte do Paraná, sendo outro espaço com infraestrutura para passeios, lazer, atividades físicas e onde se pode avistar o jacuguaçu, gavião civil, maracanã, caxinguelê, murucututu, beija-flor-rabo-tesoura, cobras e lagartos.

O Carnaval de Rua é o melhor da região, e a Feira da Lua, que acontece toda terça-feira a partir das 18h, é um verdadeiro “point”, com barracas com produtos artesanais, presentes e brinquedos, música ao vivo e praça de alimentação.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Newton C Braga, via Wikimedia Commons