Uberaba, terra de Chico Xavier

Localizada na região do chamado Triângulo Mineiro, Uberaba ficou conhecida mundialmente por ser o local onde o médium Francisco Cândido Xavier – o Chico Xavier – vivia, atraindo no período em que ele fazia atendimento espírita pessoas dos mais diversos locais, tanto do Brasil como do mundo, que buscavam na Casa da Prece alento e contato com entes queridos já falecidos através da psicografia. Ainda hoje, um grande número de pessoas visita o túmulo do espírita, que ganhou o título de Mineiro do Século e o museu que leva seu nome.

Uberaba é uma cidade de muitos museus, como o da Arte Decorativa (MADA), Museu do Zebu, de Arte Sacra e Centro Paleontológico e Museu dos Dinossauros.

Foto por iStock / Juliano703

Conhecida mundialmente como a Terra dos Dinossauros do Brasil, por ter vivido ali a maior quantidade de espécies do país, tem como uma de suas atrações o Geopark, com réplicas de dinossauros em tamanho natural e fósseis de milhões de anos.

Outro atrativo que vale ser visitado é a Fundição Artística de Sinos Uberaba, uma das seis fábricas do gênero no mundo, com fabricação de sinos 100% artesanal.

A cidade, última do destino da antiga Cia. de Estradas de Ferro Mogiana, que partia de Campinas (SP), abriga ainda a Academia de Letras do Triângulo Mineiro e a tradicional Faculdade de Medicina, fundada em 1954.

O turismo religioso tem circuito importante nessa cidade mineira, passando pelo Santuário da Medalha Milagrosa, Igreja de Santa Rita, construída em 1854, Igreja São Domingos, Igreja Nossa Senhora da Abadia, Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus e a Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus, cada uma com estilo arquitetônico próprio. 

Para fechar a visita a Uberaba, a visita ao Mercado Municipal é quase obrigatória. Por lá é fácil encontrar itens da gastronomia mineira como compotas de doces caseiros, queijos diversos, cafés e cachaças artesanais.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / GERSON FORTES