Irati, a cidade com sabor de pêssego

A 156 km de Curitiba, a pequena cidade de Irati é cercada por densas florestas de araucária e cortada por rios caudalosos. Formada por diferentes etnias, especialmente poloneses e ucranianos que buscam manter costumes e tradições de seus ascendentes, a cidade tem uma rica cultura e muitas atrações.

Foto por leonardoschenatobarroso / Prefeitura Municipal de Irati / reprodução via https://irati.pr.gov.br/

Irati vem do indígena tupi e significa “rio de mel”, e são os rios da cidade que presenteiam a quem a visita com lindas cachoeiras, como a Cachoeira Itapará, com 10 metros de altura, e a Cachoeira do Pinho de Baixo, a 12 km do centro da cidade. Embora seja uma cachoeira artificial, com aproximadamente 16 metros de altura, é ideal para banho.

O Parque Aquático de Irati ocupa uma área aproximada de 79 mil m², com lago povoado por peixes e patos, atividades culturais da cidade, quadras desportivas, pistas de cooper e ciclismo, trenzinho, academia ao ar livre e playground para crianças.

Dois pontos culturais da cidade valem ser visitados. A Casa da Cultura – Fundação Edgard & Egas Andrade Gomes, construída em meados de 1919 e doada ao município em 2004, é um local de exposições e onde funciona também o Museu Municipal, com grande acervo de objetos, fotos, indumentária e documentos que retratam a história da cidade. OMuseu Casa Dei Nonni é o outro ponto – prédio construído pela comunidade rural do Pinho de Baixo, tem fotos, móveis típicos, roupas, acessórios e peças marcantes das famílias de imigrantes italianos.

No Santuário de Nossa Senhora das Graças é possível ver uma das maiores imagens da Santa construídas no mundo, com 22 metros de altura. A obra do monumento teve início no ano de 1957, em comemoração ao aniversário de 50 anos da cidade. Na capela, em dias festivos e especiais do calendário católico, são celebradas missas e novenas.

Irati é famosa pelo seu Rodeio Crioulo, que reúne mais de 50 mil pessoas nos três dias de realização. É um dos maiores rodeios crioulos do Paraná. O evento apresenta duas áreas de competições. A parte campeira, que atrai mais de 150 entidades tradicionalistas do Sul do Brasil, tem principalmente prova de laço, classificada como uma das melhores do país.

A Feira de Sabores tem a participação de produtores que comercializam produtos do campo que passam por processo de transformação, como geleias, conservas, bolachas, pães e cucas.

E o evento que mais movimenta a cidade é a Festa do Pêssego, que acontece entre novembro e dezembro, com a participação de aproximadamente quinze produtores da fruta. Durante o evento há apresentação de grupos folclóricos e apresentações culturais mantidas ao longo das gerações e feira gastronômica, tendo como ponto alto o Borrego no Rolete, prato típico de Irati.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Irati / reprodução via https://irati.pr.gov.br/