Terra dos Dinos: maior parque de dinossauros do mundo completa 1 ano e já recebeu mais de 350 mil visitantes de todo o Brasil

De acordo com o senso de 2022, o município de Miguel Pereira, localizado no interior do Rio de Janeiro, conta com 27 mil habitantes, nos dias de hoje, a região possui um importante atrativo que vem girando a economia local: a “Terra dos Dinos”, um dos maiores parques temáticos de dinossauros do mundo. No dia 27 de outubro, o atrativo de sucesso, que nasceu em meio a pandemia, celebrou seu primeiro aniversário, com números que comprovam a aprovação dos visitantes, cerca de 350 mil pessoas passaram por lá desde a sua abertura no ano de 2022. 

Divulgação

Construído em meio a uma reserva florestal que dispõe de um território de 1 milhão e meio de m², Márcio Clare, empresário responsável pelo sucesso do negócio, fez questão de priorizar a natureza e fazer do contato com a mata uma experiência à parte. Hoje, ocupando uma área de 50 mil m², as opções de lazer são as mais variadas e conquistam das crianças aos adultos, que se surpreendem com o universo que é apresentado aos visitantes. 

A visita ao parque ainda rende um contato com a natureza pouco visto em outras atrações de entretenimento e, para isso, foi pensado junto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A decisão, de acordo com Márcio, foi feita justamente para garantir que o cenário não fosse prejudicado com a instalação do parque. 

“Terra dos Dinos” foi uma aposta certeira do prefeito de Miguel Pereira, André Português, que usou a seguinte frase para convencer o empresário Márcio Clare: “Dinossauro não prescreve!”. Visitantes garantem que a “Terra dos Dinos” é “Padrão Disney” e não é à toa, afinal, o nome por trás de tudo, Márcio Clare, já atuou em eventos da Disney de Orlando, como corridas temáticas do parque internacional. Já a “Terra dos Dinos” também está além do sucesso nacional, o projeto já vem sendo estudado por instituições de fora do país, isso tudo  porque o parque não promove somente uma exposição das réplicas em tamanho real, como na maioria dos projetos similares, todo o parque possui vida. 

Márcio Clare contratou ex-diretores da Globo para construir todo o storytelling do parque, para que as pessoas conseguissem imergir na história e então, viver o extraordinário, e esse é o maior diferencial para o empresário. “A gente já saiu daquela coisa de exposição em tamanho real. Na maioria dos eventos de dinossauro, o dono encomenda as atrações de outro país, instala e pronto. Nós fizemos diferente, quem vai até o parque consegue adentrar em uma história e viver tudo o que preparamos, de maneira muito especial e única”, afirma o carioca. 

O empresário relembra que não sabia o que esperar sobre a receptividade do público, até criar as redes sociais do parque: “De maneira orgânica, o número de seguidores ultrapassou o do perfil do Museu Nacional, fiquei muito assustado e surpreso, foi então que eu percebi que tínhamos acertado e hoje posso dizer que desde a abertura, tivemos 99% de aceitação”.

Márcio Clare também reforça sobre a importância do marketing “boca a boca”. “O povo é quem faz a atração. Ele vai, vivencia, se surpreende positivamente e fala pra outras pessoas. O nosso papel é criar uma estrutura para que o público venha e viva uma experiência completa”.

Expandindo o reconhecimento do parque pelo Brasil todo, o intuito de Márcio é justamente replicar a ideia em outras regiões do país. “Estamos estudando outras localidades em que queremos implantar o mesmo projeto. São Paulo, Espírito Santo e Goiânia foram algumas delas”.

Visando reforçar o intuito de oferecer uma experiência integral, a “Terra dos Dinos” também promove eventos pontuais, o último desenvolvido pelo negócio aconteceu há poucos dias, em 15 de outubro.

“Terra do Dino Run” foi marcado para celebrar o Dia das Crianças e expôs duplicatas de dinossauros em tamanho real e uma agenda de eventos para a família, incluindo uma caminhada de 6 km. O público se reuniu no Aterro do Flamengo e somou mais de 5 mil pessoas. 

Por fim, Márcio impõe que existe uma condição importante em criar um parque de diversões: sempre pensar em novas opções de entretenimento. Pensando nisso, no mês de novembro, inicia-se a instalação de um trenó de montanha. A nova atração do parque será produzida por uma empresa alemã e deve ser inaugurada em janeiro. “Ter um parque é sempre pensar em inovação. Por isso, em janeiro, vamos inaugurar o trenó de montanha que vai ser, com certeza, uma das atrações mais amadas do parque”.