Enoturismo nos Altos Montes: uma opção de destino para a sua próxima viagem na Serra Gaúcha

Procurando um destino novo para conhecer na sua próxima viagem? Veja alguns motivos para visitar a região dos Altos Montes, situada na Serra Gaúcha. Reconhecida por sua produção vinícola e suas paisagens deslumbrantes, a localidade oferece uma oferta de experiências proporcionadas por 19 vinícolas participantes da Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes e 15 outros estabelecimentos turísticos das áreas de lazer, hotelaria e gastronomia, que incluem desde a cultura e a produção do vinho, com degustações exclusivas e visitas guiadas pelas propriedades, até a riqueza cultural e gastronômica.  

LA Wine Bar – Divulgação

A região dos Altos Montes apresenta as maiores altitudes das indicações geográficas da Serra Gaúcha, com montes que chegam a até 885m. Confira abaixo alguns motivos pelos quais você não pode ficar de fora desse roteiro:  

– Experiências enoturísticas: com os Wine Day Altos Montes, em parceria com a plataforma Wine Locals, o turista tem a opção de vivenciar cinco roteiros diferentes com experiências únicas em vinícolas das cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, nos Altos Montes. São roteiros diferenciados, com programação de um dia por vinícolas integrantes da rota Altos Montes. Pela Wine Locals, o turista tem a comodidade de escolher e adquirir um ou mais roteiros de forma antecipada. Saiba mais em https://www.wine-locals.com/rotas/ip-altos-montes.  

– Gastronomia: a região é também um paraíso gastronômico, oferecendo uma variedade de restaurantes que servem pratos típicos da culinária italiana e gaúcha. Os turistas podem desfrutar de iguarias locais, como massas frescas, queijos artesanais, embutidos, além de pratos tradicionais com influência colonial. Entre os destaques está o prato típico de Flores da Cunha, o Menarosto, considerado Patrimônio Cultural, que é oferecido por algumas vinícolas em datas específicas ou sob agendamento. A técnica consiste em assar carnes somente com brasas, sem ter contato direto com as chamas e a fumaça.    

– Belezas Naturais: Com suas colinas e vales, os Altos Montes são um cenário deslumbrante para os amantes da natureza. Os visitantes podem explorar trilhas para caminhadas, passear por parques, realizar piqueniques e desfrutar de vistas panorâmicas de tirar o fôlego em mirantes espalhados pela região. Em Flores da Cunha, o Campanário se destaca como um marco histórico, oferecendo visitas para aqueles que desejam conhecer sua história e desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. Em Nova Pádua, o mirante Belvedere Sonda proporciona uma visão para o Vale do Rio das Antas, que permite aos visitantes contemplar a beleza natural da região.  

– Eventos: Ao longo do ano, a região é palco de festas e eventos que celebram a cultura, a gastronomia e, principalmente, os vinhos da região. Em 2024, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes promoverá o Festival dos Altos Montes, ampliando o seu já tradicional Festival do Espumante. Em breve, mais detalhes dessa agenda que reúne turistas do Brasil e do exterior em Flores da Cunha.   

Atualmente, 19 vinícolas e 15 outros estabelecimentos turísticos fazem parte da Associação, criada em 2002 com o objetivo de congregar as empresas da região e trabalhar no desenvolvimento da pesquisa vitivinícola. Hoje, a entidade busca desenvolver ações que promovam a organização da área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando à certificação de origem, divulgação, comercialização e estimulação do potencial enoturístico, através do roteiro da Região dos Altos Montes. Fazem parte da Associação: Adega Dom Camilo, Belvedere Bar & Café, Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Del Gallo, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Colônia Muraro, Essência Enoturismo e Wine Lodge, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Gran Nero, Hotel Fiório, Letto Hotel Flores da Cunha, MOM – Gastronomia & Lounge, Pizzaria Chef Bio, Pousada da Capela, Pousada e Restaurante Del Miro, Pousada Rugero, Prefácio Bistrô, Ristorante Dolce Itália, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Debon, Vinícola Família Ulian, Vinícola Luiz Argenta, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Acompanhe mais informações no perfil www.instagram.com/altosmontesoficial