0 Home-Destaque - banner principal

Serro é a terra do queijo premiado

Uma típica cidade histórica mineira. Serro nasceu em 1702, tem várias ladeiras que levam a belas igrejas do século XVIII e um preservado casario colonial, faz parte do Caminho dos Diamantes, trecho da Estrada Real, e teve seu desenvolvimento intimamente ligado à mineração de ouro e de diamante.

Foto por Acervo Setur-MG / Sérgio Mourão / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt

O tour cultural na cidade começa pela Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com lindíssimo altar-mor, e as igrejas Nossa Senhora do Carmo, tomada por altares em estilo rococó banhados a ouro, Bom Jesus de Matozinhos, com pinturas de Silvestre de Almeida Lopes, e Nossa Senhora do Rosário, que exibe o sino original exposto na porta de entrada. A igreja de Santa Rita, localizada no ponto mais alto do centro histórico com uma linda vista, também faz parte do tour, mas o acesso a ela é por uma escadaria de 58 degraus.

Foto por Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt

Os prédios de Serro e suas paisagens são tombados pelo IPHAN desde 1938, e um pouco dessa e de outras histórias podem ser vistas no Museu Regional, que conta também com imagens sacras dos séculos XVIII e XIX e mobiliário do século XIX.

Além da beleza arquitetônica e do valor histórico, a cidade tem grande riqueza natural, conta com aproximadamente 100 cachoeiras de diversos tamanhos, algumas com formação de piscinas naturais.

Foto por Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt

Serro se destaca pelo seu queijo, receita que foi passada de geração em geração, trazida no século XVIII por portugueses nativos de uma região tradicionalmente produtora de queijo, a Serra da Estrela. A técnica de produção artesanal tornou-se tão importante que foi considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo IPHAN em 2008, além de ter sido reconhecida e certificada com o selo de Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2011.

Com isso a Festa do Queijo atrai turistas de todo o país, com atrações culturais, concurso de queijos, oficinas, cavalgadas, degustações, palestras e muito mais.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Martin Thurnherr, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

15 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

17 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

20 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás