Ícone do combate contra a censura artística, Ruth Escobar ganha biografia

Nascida na freguesia de Campanhã, em Porto, Portugal, Ruth Escobar iniciou sua trajetória no Brasil em 1953 como repórter, editora de revista e ativista cultural, se tornando atriz e produtora teatral apenas no final dos anos 1950. Criadora de oito grandes festivais internacionais de artes cênicas, se destacou no âmbito político como deputada estadual em duas legislaturas e presidente do federal Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Ruth Escobar

Considerada uma das mais ativas e polêmicas figuras não apenas do mundo das artes, mas também da luta contra à censura imposta ditadura civil-militar, Escobar foi a impulsionadora da Lei da Anistia Política (1979) e das lutas pelos direitos das mulheres no Brasil.

É Alvaro Machado que traz à tona um inédito material iconográfico sobre a vida e feitos da atriz. A biografia “[…] metade é verdade – Ruth Escobar”, é o resultado de quatro anos e meio de pesquisas feitas em um imenso e rico acervo de documentos e fotos mantidos pela própria Ruth. São mais de 600 páginas repletas de registros de veículos de comunicação e arquivos, entrevistas com personalidades do meio cultural e artístico, e imagens autorais selecionadas de um conjunto de mais de duas mil fotos.

O título do livro se refere a uma afirmação que a própria biografada costumava dirigir, nos anos 1980, aos novos colaboradores de suas diversas atividades. Ciente das fantasias e dos mitos multiplicados a seu respeito, ela prevenia: Sabe todas aquelas histórias que você já ouviu sobre mim? Pois, metade é verdade.

O livro faz parte das Edições Sesc São Paulo. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal: www.sescsp.org.br/livraria

*texto com informações de agência

Imagens via Divulgação