Rio Negrinho: maria-fumaça e turismo de aventura

A cidade de Rio Negrinho, em Santa Catarina, nasceu com a construção da Estrada de Ferro Dona Francisca, no século 19, quando imigrantes alemães, portugueses, poloneses e italianos foram contratados para trabalharem na ferrovia.

Foto por Prefeitura Municipal de Rio Negrinho / reprodução via https://turismo.rionegrinho.sc.gov.br/

Em região de grandes belezas naturais, a cidade é um excelente destino para adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, como trekking, rapel, pesca e off-road, além do turismo rural.

A viagem de trem é um dos mais importantes atrativos locais: feito em uma maria-fumaça, o passeio leva seis horas e tem como destino a cidade vizinha de São Bento do Sul, com direito à parada em Rio Natal para um típico almoço polonês. O passeio sai da Estação Ferroviária de Rio Negrinho, local de construção tombada pelo patrimônio histórico, onde está também o museu da ABPF-SC, que conta através de um diversificado acervo e equipamentos a história das ferrovias.

Um dos maiores símbolos da cidade é a Chaminé da Móveis CIMO, com aproximadamente 48 metros de altura, um dos maiores e mais significativos símbolos do passado da cidade. Ali estava instalada a Móveis CIMO, na época a maior fábrica de móveis da América Latina e que ocupava toda a área central de Rio Negrinho.

Um grande acervo geológico da região está em exposição no Museu Imperial Carlos Lampe, que funciona em um antigo casarão mais conhecido como Casarão Zipperer, que inclusive é tombado pelo patrimônio histórico.

Os esportes de aventura são grandes atrativos, com trilhas ecológicas para a prática de trekking, mountain biking e off-road com jipe ou quadriciclo, além de locais para canyoning, rapel, cascading e tirolesa. Há pelo menos 10 cachoeiras que deságuam em Rio Negrinho, algumas propícias à prática de rapel. Há ainda a Represa Volta Grande, com 15 km de extensão e que parece um verdadeiro mar de água doce, ótimo para a prática de atividades como canoagem, caiaque e jet-ski.

Quem busca tranquilidade e equilíbrio deve fazer uma visita ao Mosteiro Trapista Nossa Senhora da Boa Vista, das irmãs Trapistas de Quilvo (Chile). Está localizado em uma área extensa, rodeada pela floresta e com um cenário onde é possível apreciar o horizonte, que parece ser infinito. Por lá o silêncio, a paz e as orações se fazem presentes, remetendo ao lema: oração e trabalho, áreas para cultivar a terra e a mente.

A cidade tem eventos tradicionais como a Oberlandfest, no mês de outubro, que tem o objetivo de resgatar as tradições germânicas do município, e o Natal Encantado, com decoração sustentável, feita de garrafas pet, com shows musicais, desfile e apresentações de bandas e grupos da cidade – este evento acontece nos meses de novembro e dezembro.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Rio Negrinho / reprodução via https://turismo.rionegrinho.sc.gov.br/