Pará de Minas, passado e futuro em um mesmo local

A cidade de Pará de Minas é a terceira maior da região metropolitana de Belo Horizonte, a apenas 80 km da capital, e é conhecida por seus eventos, como o ParáFolia (Carnaval da cidade), a Cavalgada e a Fest Frango, uma feira estadual com produtos à base de frango e suínos, que são destaque na produção local.

Foto por Pablodiego15, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Além dos eventos, muito tem o que se ver na cidade, como o Museu Histórico documental e fotográfico, abrigado na primeira construção da cidade, em estilo barroco, que data de 1693. Erguido em taipa, foi sede da fazenda do fundador da cidade, Manuel Batista. Lá estão registros da história local e peças datadas da época do Brasil colonial, como uma pia batismal portátil, entre outras peças do acervo. Ao lado há a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ponto de oração de devotos.

Na Escola de Artes e Ofícios, também em um antigo casario, os visitantes podem conhecer produções artesanais de moradores locais e comprar bonitas peças e lembranças.

Como toda cidade mineira, as igrejas são destaque. A Matriz Nossa Senhora da Piedade, inaugurada na passagem do século XIX para o XX, na noite de 31 de dezembro de 1900, em estilo eclético, permaneceu até 1971. Hoje, símbolo da modernidade de Pará de Minas, o Santuário está em pleno centro da cidade e é também marco da fé.

Para quem gosta de belas paisagens, o Mirante do Redentor é um local que deve ser visitado, com vista panorâmica da cidade emoldurada pelas montanhas da Serra de Santa Cruz.

Outros pontos turísticos visitados são o Parque do Bariri, cartão-postal da cidade, com lago e ampla área de lazer. O Teatro Municipal, construído no início do século XX, traz uma certa opulência, com dois andares de camarotes e um ar de sobriedade.

A cidade oferece ao visitante tanto uma volta ao passado do período do Brasil Colonial, ao passear por ruas com calçamento em pedras com casas da época, como a modernidade de uma cidade com grandes avenidas e muitos prédios.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Pablodiego15, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons