Da rua mais bonita do mundo ao Gambrinus: descubra Porto Alegre (RS)

Porta de entrada para quem vai até Gramado, Canela e Caxias do Sul, Porto Alegre não se destaca como uma das cidades mais turísticas do Rio Grande do Sul. A capital gaúcha, no entanto, tem vários charmes: ruas arborizadas, rico centro histórico, boa gastronomia e o majestoso rio Guaíba.

Foto por Renato Soares – MTUR

O ideal é conhecer a cidade a partir do centro, de preferência a pé, a partir da praça Montevidéu, onde está o marco zero. Dali, parta para a Usina do Gasômetro, que abriga sua arquitetura original e conta com um impressionante centro cultural. Aproveite também para visitar os museus da Praça Alfandega – o Farol Santander e o MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul) – a Casa de Cultura Mario Quinta, um antigo hotel que se tornou um point de cultura, e o famoso Mercado Público.

Foto por Renato Soares – MTUR

Localizada no coração de Porto Alegre, a Praça da Matriz de Porto Alegre existe desde os primórdios da capital, quando, ainda em 1773, chamava-se Largo do Palácio ou da Matriz. Hoje a Praça da Matriz é o centro político do estado e em seu entorno existem diversos prédios de importância histórica e social para a cidade. Ali estão a Catedral Metropolitana de Porto Alegre; o Palácio Piratini, sede do Poder Executivo Estadual; o edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Ministério Público e o Palácio da Justiça. Também estão situados na praça o Theatro São Pedro e alguns outros casarões antigos.

Foto por: Renato Soares – MTUR

Fugindo um pouco do centro turístico, está o Caminho dos Antiquários. O espaço conta com diversas lojinhas de antiguidades, sebos e brechós. Outro local pouco conhecido é o Departamento Municipal de Água e Esgoto. Apesar do nome não muito atraente, a sede possui um lindo jardim, inspirado no Palácio de Versalhes. Aproveite para fazer um piquenique ou simplesmente apreciar a belíssima vista.

Estando em Porto Alegre, não deixe de visitar a rua mais bonita do mundo. Situada em meio a um grande túnel verde, a Gonçalo de Carvalho já recebeu esse título mundial. Admire as mais de 100 árvores da espécie Tipuana, que atingem a altura de um prédio de sete andares!

Foto por: Renato Soares – MTUR

Depois de conhecer e andar por tantos pontos turísticos, bate aquela fominha, não é mesmo? Um dos restaurantes mais emblemáticos de Poa é o Gambrinus. Fundado em 1889 por uma confraria de alemães que se reuniam para tomar cerveja e confraternizar, com o passar dos anos transformou-se em u restaurante. Junto com o Mercado Público o Gambrinus passou por reformas nos anos 90 tendo preservado grande parte da arquitetura antiga. O cardápio é baseado na típica culinária portuguesa e brasileira.

Independente do seu time do coração, vale conhecer os estádios dos dois maiores clubes do Estado. A nova casa do Grêmio, a Arena, foi inaugurada em 2012 e está localizada no Humaitá. Já o Beira-Rio, sede de jogos da Copa em 2014, está localizado pertinho do Guaíba.

Renato Soares – MTUR

Falando nele, o rio Guaíba não pode passar despercebido. Desde o pôr-do-sol a revitalizada Praça Julio de Mesquita, a orla e seu redor são um ótimo local para curtir o ambiente. Caso queira fazer um passeio diferente, existe a opção de velejar pelas águas do Guaíba.

Foto por: Renato Soares – MTUR

Texto por: Carolina Berlato

Foto Destaque por: Renato Soares – MTUR