Orquestra de Metais Lyra Bragança

Bandas Marciais

A Orquestra de Metais Lyra Bragança segue os padrões das bandas marciais e é o resultado de um Projeto Musical que surgiu em 2009 na ABRAA – Associação Bragantina Amigos das Artes, idealizado pelos músicos profissionais Kathia e Marcus Bonna e Luís Custódio (Babalu). Esse Projeto tem como principal patrocinador a Indústria MB, que, além de dar suporte financeiro ao Projeto, também cede suas instalações para que crianças e jovens entre 11 e 18 anos, provenientes da periferia da cidade, aprendam gratuitamente a linguagem musical e tenham aulas de teoria, solfejo, percepção, musicalização, canto coral, expressão corporal, apreciação musical, musica de câmara e prática de instrumento.

Em 2010, a Lyra Bragança participou do Festival de Bandas “Coreto Paulista” em Tatuí e também fez parte da programação do Festival de Inverno em Serra Negra, em 2010, 2011 e 2012. Foi campeã no 22º COFABAN (2011) e no 23º COFABAN (2012) – Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras, uma das competições mais conceituadas do país, na categoria Banda Marcial Juvenil – Corpo Musical. Participou como banda convidada do II Festival Nacional de Bandas Sinfônicas e Marciais na Faculdade Cantareira, em 2012.

Apresentou-se recentemente na Escola Americana em Campinas onde conheceu o maestro norte-americano John Fanning, especialista em drumband, que, impressionado com a qualidade do projeto, ofereceu aos integrantes mais adiantados da Lyra Bragança uma bolsa de estudos na Universidade do Kentucky nos Estados Unidos.

Expansão

Em 2012, o Projeto expandiu suas atividades criando um polo na Escola Estadual Luís Roberto Pinheiro Alegretti com o apoio da diretora Marisa de Fátima Estevam. Aí surgiu a Fanfarra Alegretti que, dois anos mais tarde, firmou convênio com a Prefeitura e pôde formar uma equipe de conceituados professores para que as aulas de música possam acontecer diariamente na Escola Alegretti.

Em 2014, a Fanfarra Alegretti conquistou o 1º Lugar – Prêmio Corpo Musical (Categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil), o 1º lugar – Corpo Coreográfico, e o 3º lugar – Baliza, na cidade de Francisco Morato. Em 2014, na cidade de Caieiras, sagrou-se novamente campeã no 25º COFABAN – Concurso de Bandas e Fanfarras, na categoria Infanto-Juvenil – 1º lugar – Corpo Musical e 3º lugar – Corpo Coreográfico.

Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui

 

.

Posts Recentes

A arte da Calçada Portuguesa

Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…

3 dias atrás

Exposição “Nos Braços do Violeiro” na 23ª Festa do Saci

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

3 dias atrás

O Halloween no Wet’n Wild  

Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…

3 dias atrás

Exposição que reúne HQ, arte contemporânea e viola estreia sábado (01/11)

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

3 dias atrás

Veja onde se hospedar durante o fim de semana da Fórmula 1 na capital paulista

A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…

4 dias atrás

Na Serra Gaúcha, Casa di Pasto Salton apresenta novo menu com cozinha contemporânea e inspiração mediterrânea-oriental

Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…

4 dias atrás