Orquestra de Metais Lyra Bragança

Bandas Marciais

A Orquestra de Metais Lyra Bragança segue os padrões das bandas marciais e é o resultado de um Projeto Musical que surgiu em 2009 na ABRAA – Associação Bragantina Amigos das Artes, idealizado pelos músicos profissionais Kathia e Marcus Bonna e Luís Custódio (Babalu). Esse Projeto tem como principal patrocinador a Indústria MB, que, além de dar suporte financeiro ao Projeto, também cede suas instalações para que crianças e jovens entre 11 e 18 anos, provenientes da periferia da cidade, aprendam gratuitamente a linguagem musical e tenham aulas de teoria, solfejo, percepção, musicalização, canto coral, expressão corporal, apreciação musical, musica de câmara e prática de instrumento.

Em 2010, a Lyra Bragança participou do Festival de Bandas “Coreto Paulista” em Tatuí e também fez parte da programação do Festival de Inverno em Serra Negra, em 2010, 2011 e 2012. Foi campeã no 22º COFABAN (2011) e no 23º COFABAN (2012) – Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras, uma das competições mais conceituadas do país, na categoria Banda Marcial Juvenil – Corpo Musical. Participou como banda convidada do II Festival Nacional de Bandas Sinfônicas e Marciais na Faculdade Cantareira, em 2012.

Apresentou-se recentemente na Escola Americana em Campinas onde conheceu o maestro norte-americano John Fanning, especialista em drumband, que, impressionado com a qualidade do projeto, ofereceu aos integrantes mais adiantados da Lyra Bragança uma bolsa de estudos na Universidade do Kentucky nos Estados Unidos.

Expansão

Em 2012, o Projeto expandiu suas atividades criando um polo na Escola Estadual Luís Roberto Pinheiro Alegretti com o apoio da diretora Marisa de Fátima Estevam. Aí surgiu a Fanfarra Alegretti que, dois anos mais tarde, firmou convênio com a Prefeitura e pôde formar uma equipe de conceituados professores para que as aulas de música possam acontecer diariamente na Escola Alegretti.

Em 2014, a Fanfarra Alegretti conquistou o 1º Lugar – Prêmio Corpo Musical (Categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil), o 1º lugar – Corpo Coreográfico, e o 3º lugar – Baliza, na cidade de Francisco Morato. Em 2014, na cidade de Caieiras, sagrou-se novamente campeã no 25º COFABAN – Concurso de Bandas e Fanfarras, na categoria Infanto-Juvenil – 1º lugar – Corpo Musical e 3º lugar – Corpo Coreográfico.

Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui

 

.

Posts Recentes

Cachoeira Paulista e Boiçucanga são cenários das festas de Réveillon da Summit Hotels

Divulgação O final do ano já tem endereço certo para quem busca experiências únicas em…

8 horas atrás

Café premiado e turismo de experiência marcam o novo rosto de Serra Negra

Crédito: Gerson Cordeiro / Videograph A história de Serra Negra, no coração do Circuito das…

8 horas atrás

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

1 dia atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

1 dia atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

2 dias atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás