No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os holofotes. Democrático, suculento e irresistível, ele é daqueles clássicos que nunca saem de moda. E, para comemorar a data, selecionamos alguns lugares em São Paulo onde o “x” é protagonista.

Tank Brewpub
Localizado no descolado Baixo Pinheiros, o Tank Brewpub é especializado em chopes artesanais e já foi eleito diversas vezes o melhor bar de cervejas da cidade. Além das torneiras sempre ativas, a casa conta com uma cozinha caprichada que vai de petiscos e pratos executivos a sanduíches bem servidos. Entre eles, destaque para o Smashão – versão da casa do clássico x-burguer – feito com dois smash bovinos cobertos de queijo, montado no pão de hambúrguer.
Rua Amaro Cavalheiro, 45 – Pinheiros, São Paulo/SP – Fone: (11) 93208-2352 | Horário de funcionamento: segunda das 11h30 às 15h; terça e quarta das 11h30 às 23h45; quinta a sábado das 11h30 à 0h45 | @tank_brewpub
Lanchonete da Cidade
Com mais de 20 anos de história, a Lanchonete da Cidade é uma das grandes referências paulistanas quando o assunto é hambúrguer. O cardápio mistura clássicos revisitados, criações autorais e até receitas experimentais que já viraram assinatura da casa. Entre os destaques está o X-Burguer (R$ 39), simples e certeiro: hambúrguer suculento com queijo da casa, montado no pão brioche.
Rua Coropé, 51 – Pinheiros, São Paulo/SP | Horário de funcionamento: segunda a quinta das 12h às 15h e das 17h à 0h; sexta e sábado das 12h à 1h; domingo das 12h à 0h | @lanchonetedacidade
Ambar Cervejas Artesanais
Com 15 torneiras de chope nacional sempre rotativas, além de uma seleção caprichada em latas e garrafas, o Âmbar é um dos endereços certeiros de Pinheiros para quem curte cerveja artesanal. O ambiente rústico e acolhedor combina bem com o cardápio, que vai de petiscos à hambúrgueres de respeito. O bar traz uma versão diferente do burger clássico: o Cheeseburger da Casa leva um blend exclusivo de carnes, cheddar derretido, bacon crocante e cebola caramelizada no pão brioche grelhado, acompanhado de fritas.
Rua Cunha Gago, 129 – Pinheiros, São Paulo/SP – Fone: (11) 3031-1274 ou (11) 97602-3874 | Horário de funcionamento: segunda das 11h40 às 22h; terça e quarta das 11h40 às 23h45; quinta e sexta das 11h40 à 0h45; sábado das 12h à 0h45 | @ambar_cervejasartesanais
NOU Burguer
Especializado em hambúrgueres e operando apenas via delivery ou retirada, o Nou Burguer conquista pela qualidade e variedade, com receitas que vão do clássico ao mais criativo. Entre as pedidas, vale provar o Double Smash (R$ 25) – versão da casa do clássico x-burguer –, com dois discos de 60 g cada no pão brioche, com cheddar derretido e maionese verde caseira.
Endereço para retirada: Rua Padre Carvalho, 204 – Pinheiros, São Paulo/SP – Pedidos por telefone/WhatsApp: (11) 3816-0210 | Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 15h e das 18h30 às 23h; domingo das 12h às 22h | @nouburguer
Foto destaque por Mário Rodrigues
Texto por agência com edição de Isadora Lacerda