museus

Museu Dunkerque 1940 para conhecer, refletir e entender

Fachada do Museu Dunkerque 1940. Fotos de Nathália Weber

O Museu Dunkerque 1940, está situado no exato local onde, em 1940, aconteceu uma das mais extraordinárias manobras de retirada de tropas da Segunda Guerra Mundial, chamada de Operação Dínamo.

Dunkerque

Dunkerque é uma cidade litorânea, situada no norte da França, a 10 km da Bélgica e, via ferry boat, ligada à Dover na Inglaterra. Possui o terceiro maior porto da França e seu nome significa igreja nas dunas. Sua história é repleta de tentativas de invasões, principalmente por sua posição estratégica. No entanto, a maioria das tentativas de dominação romana foi frustrada graças às fortificações construídas no século VI, por Allowyn, filho de Pepino de Landen. Mas a região de Dunkerque era valiosa demais e, mesmo com a edificação de muralhas a mando de Balduíno III, no ano de 960, entorno da cidade, ingleses, franceses e espanhóis a subjugaram. Somente em 1662, Dunkerque é vendida à França.

Apesar da compra da cidade, esta ainda sofreria tentativas de conquistas. Na Primeira Guerra Mundial foi bombardeada com muitos danos, principalmente à Igreja de Santo Elói.

Segunda Guerra Mundial

O início desse tenebroso conflito teve como estopim o momento em que a Alemanha desrespeitou o Tratado de Munique, dominando a Tchecoslováquia e iniciado a invasão da Polônia em 3 de setembro de 1939. Porém, apesar da França e do Reino Unido declararem guerra à Alemanha, somente em maio de 1940, é que de fato, as tropas opositoras entraram em combate. Esse período, entre setembro de 1939 e maio de 1940, foi denominado como Guerra de Mentira.

Operação Dínamo

Quando a Alemanha invadiu a França e os Países Baixos, em maio de 1940, sem grande resistência, tropas francesas, belgas e inglesas estavam “prensadas” pelos nazistas, entre o continente e o Canal da Mancha. Essas tropas deveriam ser resgatadas e levadas à Inglaterra.  O grande problema era que teriam que retirar cerca de 120 mil soldados em apenas cinco dias, ou seja, antes dos nazistas, que já tinham transposto a Holanda e a Bélgica, chegarem.

O então Ministro da Guerra, Robert Anthony Eden, 1° Conde de Avon, autorizou em 26 de maio, a retirada dos soldados de Dunkerque até Dove. Mas, o cenário não era nada promissor, mesmo porque a poderosa Luftwaffe bombardeava incessantemente a região. Entretanto, por um equívoco estratégico por parte dos nazistas, que ainda não foi corretamente definido pelos historiadores pelas muitas variáveis, os alemães pararam de atacar. Com isso, a Operação Dínamo pode ser colocada em prática.

Qualquer embarcação, militar ou particular, e contratorpedeiros foram em direção a Dunkerque. Quando a evacuação iniciou, os alemães partiram para o ataque, destruindo nove contratorpedeiros e 177 aviões dos aliados. Nos dias seguintes, a infantaria alemã, Divisão Panzer, chegou para dar apoio a ofensiva, mas mesmo assim, até 4 de junho, foram resgatados um total de 239.446 soldados em Dunkerque e outros 98.780 em outras praias, totalizando 338.226 homens, o que foi chamado de O Milagre de Dunkerque, por Winston Churchill.

O museu

O Museu Dunkerque 1940 está instalado em parte de estruturas fortificadas, erguidas entre os anos de 1818 e 1848 e melhoradas até 1879. Essas estruturas cercavam a cidade de Dunkerque. Fazem parte do complexo de defesa, os bunkers e o Bastion 32 (sede das forças francesas). Grande parte da fortificação foi destruída para a ampliação do porto e seus remanescentes tornaram-se um memorial à Operação Dínamo. Com essa iniciativa, objetos e armamentos utilizados na Operação foram trazidos para uma exposição permanente. O acervo é composto por fotografias, mapas, uniformes, munições, armas, motores de aviões, motos, tanque e objetos, em uma área de 700m².

Outro destaque está na reforma e nova utilização dos bunkers, onde abriga um cinema para exibição de um documentário da arqueologia histórica, que revela imagens de destroços adormecidos no fundo do mar e que foram encontrados por mergulhadores.

Dunkirk – o filme

Como a Operação Dínamo foi a maior manobra militar que a história já testemunhou, não podia ficar de fora da Sétima Arte. O filme Dunkirk, dirigido por Christopher Nolan, foi lançado no Brasil em 2017 e estrelado por Harry Styles, Cillian Murphy e Tom Hardy.

Onde: Rue des Chantiers de France – Dunkerque.

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.

Canhão que é parte do acervo do Museu Dunkerque 1940. Foto Nathália Weber
Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Zoo São Paulo recebe pela primeira vez sauim-de-coleira, espécie ameaçada da Amazônia

Crédito Zoológico de São Paulo O Zoológico de São Paulo acaba de receber um novo…

14 horas atrás

Festival gratuito em Minas Gerais destaca a nova geração do café com competições inéditas e experiências imersivas

Divulgação De 1º a 4 de maio, a cidade de Andradas (MG) será palco da…

14 horas atrás

Sabores que contam histórias: Joinville valoriza sua diversidade cultural também à mesa

Divulgação Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos…

14 horas atrás

Festival Artistas de Rua leva música gratuita e atrações circenses para a cidade de São Paulo

Crédito: 42 North via Pexels A cidade de São Paulo recebe, até 4 de maio,…

14 horas atrás

“Só Mais um Passo”: a inspiradora jornada de superação de Luís Fernando Cachoeira

Divulgação Luís Fernando Cachoeira, empresário reconhecido nos setores tecnológico e hoteleiro, está em plena fase…

15 horas atrás

Festa Flashback The History leva os anos 80, 90 e 2000 para a piscina de ondas do Vale Encantado

Divulgação Já imaginou reviver os anos 80, 90 e 2000 curtindo os hits que marcaram…

2 dias atrás